2ª dose do imunizante Janssen volta a ser aplicada diariamente em Paranavaí


  

A partir desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a 2ª dose do imunizante Janssen volta a ser aplicada diariamente em Paranavaí. “Recebemos uma nova orientação de que, se necessário, podemos usar o imunizante Janssen também como dose de reforço (3ª dose). Isso diminui bastante o risco de perdermos doses já que, depois de aberto, o frasco da Janssen tem poucas horas para ser utilizado”, explica a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Barbaço.

Lembrando que a 2ª dose do imunizante Coronavac continua sendo aplicada exclusivamente às quartas-feiras.

Cronograma – Com a chegada de uma nova remessa de vacinas, nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose no Centro de Eventos, das 8h às 13h, para os seguintes grupos:
- 1ª dose: crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades;
- 2ª dose: imunizante Pfizer, para maiores de 12 anos (vacinados com a 1ª dose há mais de 21 dias); imunizante Janssen para maiores de 18 anos (vacinados com a 1ª dose há mais de 2 meses); imunizantes Astrazeneca e Coronavac (conforme data indicada no Cartão de Vacina);
- 3ª dose: pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há mais de 4 meses); e pessoas com alto grau de imunossupressão, maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).

Lembrando que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.

1ª dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina as crianças ou adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.

2ª dose – Para receber a 2ª dose é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Lembrando que, para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.

3ª dose – Para receber a 3ª dose, as pessoas maiores de 18 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 4 meses após a imunização com a 2ª dose.

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.

Lembrando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto