Saude

Carro fumacê contra a dengue começa a ser utilizado a partir desta quarta-feira em Paranavaí

A Vigilância em Saúde de Paranavaí confirmou nesta terça-feira (20/2) a chegada do inseticida utilizado no carro fumacê para o combate à dengue. O veículo já havia sido liberado pela Secretaria de Estado da Saúde na semana passada, mas foi necessário aguardar a chegada do inseticida enviado pelo Ministério da Saúde para que o trabalho pudesse ser iniciado. Com a chegada do inseticida, a atuação do carro fumacê em Paranavaí começa já nesta quarta-feira, dia 21, no período da tarde.

Confirmado segundo óbito por dengue de morador de Paranavaí

A Vigilância em Saúde de Paranavaí confirmou hoje (15/2) o segundo óbito por dengue do ano epidemiológico determinado pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). A paciente era uma mulher de 92 anos, moradora do distrito de Sumaré, com comorbidades associadas. Ela estava internada na Santa Casa de Paranavaí e faleceu no último dia 27 de janeiro. Após investigação das circunstâncias da morte, a SESA confirmou o óbito da paciente em decorrência de dengue.

Decretada situação de emergência por dengue em Paranavaí

A Prefeitura de Paranavaí publicou nesta sexta-feira (9/2), em Diário Oficial, o Decreto nº 25.807/2024, que declara situação de emergência na cidade, considerando as áreas afetadas por doenças infecciosas virais, neste caso a dengue. O Decreto foi elaborado considerando o panorama da crescente dos casos de dengue 2023/2024 e a taxa de incidência da dengue no município de 426,6 casos por cada 100 mil habitantes, além do parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) relatando a ocorrência desse desastre.

Paranavaí tem um óbito confirmado por dengue e outros dois em investigação

A Vigilância em Saúde de Paranavaí confirmou hoje (8/2) o primeiro óbito por dengue do ano epidemiológico determinado pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). O paciente era um homem de 75 anos, morador do Jardim São Jorge, com comorbidades associadas. Ele estava internado na Santa Casa de Paranavaí e faleceu no último dia 12 de janeiro. Após investigação das circunstâncias da morte, a SESA confirmou o óbito do paciente em decorrência de dengue.

Atualmente, o município de Paranavaí tem outros dois óbitos sob investigação, suspeitos de terem sido causados por dengue.

Estão abertas as inscrições para o PMTO Sênior 2024

A Prefeitura de Paranavaí, através das Secretaria de Saúde e Esporte e Lazer, está com inscrições abertas para o Programa Municipal de Tratamento de Obesidade (PMTO) Sênior. No total, serão selecionados 40 adultos com idades entre 45 e 70 anos, que queiram participar do tratamento gratuito contra obesidade. Os atendimentos serão realizados no Centro da Juventude, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Secretaria de Saúde organiza ações emergenciais para intensificar o combate à dengue em Paranavaí

A Secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, convocou uma reunião de urgência na tarde desta segunda-feira (5/2) com os coordenadores das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e médicos para organizar as próximas ações emergenciais de combate à dengue no município. A partir desta semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão trabalhar em conjunto com os Agentes de Endemias da Vigilância em Saúde nas visitas domiciliares, fazendo mutirões de limpeza nos pontos mais críticos da cidade. E na próxima segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de fevereiro, pontos facultativos de Carnaval, as equipes da Saúde vão trabalhar em sistema de escalas para garantir o atendimento à população.

Sala de vacina da UBS Centro passa a funcionar até 19h a partir desta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, comunica a toda a população que a partir desta quarta-feira, dia 31 de janeiro, a sala de vacinas da UBS Centro passa a funcionar em horário reduzido e com intervalo para o almoço: das 8h às 13h e das 14h às 19h.

Paraná manda ofício ao Ministério da Saúde solicitando mais vacinas contra a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde mandou um ofício nesta quinta-feira (25/1) para o Ministério da Saúde pedindo mais doses da vacina contra a dengue. O primeiro lote contempla apenas 30 municípios de abrangência da 17ª Regional de Saúde de Londrina e 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. As doses são insuficientes diante do cenário epidêmico. O Estado tem 16.693 casos confirmados em 279 municípios dentro do atual ciclo epidemiológico.

UBS 3 Conjuntos passará a atender a população na UBS Coloninha temporariamente

O município de Paranavaí vai interditar, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) dos 3 conjuntos. Com o fechamento da unidade, a população da localidade terá os atendimentos transferidos para a UBS Coloninha.

Município inicia intensa ação para eliminar focos de dengue

O município de Paranavaí, através da Vigilância em Saúde, deu início a uma intensa ação de combate à dengue nos bairros apontados com mais focos do mosquito, conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA), que teve índice de 4,6, representando alto risco de infestação e ritmo acelerado de proliferação das larvas.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto