Saude

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na segunda-feira em todo o Paraná

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do Ministério da Saúde acontece entre 27 de maio e 14 de junho, com imunização em todo o Paraná – 8 de junho será o Dia D de mobilização estadual. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença. As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira (27/5) nas mais de 1.850 salas de vacinação em todos os 399 municípios.

Paraná recebe primeiro lote da vacina atualizada da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta quinta-feira (9/5) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. A nova remessa conta com 136.800 doses da vacina Spikevax monovalente da Moderna, que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5.

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de seis meses de idade

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a oferta da vacina contra a gripe foi expandida para a população em geral, ou seja, todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida entrará em vigor a partir desta quinta-feira (2/5), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício nº 142/2024.

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29/4). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiros meses.

Com conclusão das obras, população volta a ser atendida na UBS Três Conjuntos

Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a população referenciada na UBS Três Conjuntos voltou a ser atendida na unidade de saúde. A UBS estava fechada desde o dia 29 de janeiro quando, por conta de um grande volume de chuvas, a fosse séptica desmoronou e o município precisou então buscar a melhor solução para o problema, que ficou ainda maior com a descoberta de um dano no sumidouro (abertura que comunica a fossa com a rede de galerias no subsolo). Para que a população não ficasse sem atendimento, a Secretaria de Saúde remanejou as equipes da UBS Três Conjuntos para o acolhimento temporário dos seus pacientes na UBS Coloninha.

Feira Azul, no sábado, terá serviços gratuitos para famílias de autistas em Paranavaí

No próximo sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura de Paranavaí e entidades parceiras vão realizar a Feira Azul, uma atividade voltada para as famílias de autistas com oferta de serviços de gratuitos. A Feira Azul está marcada para acontecer das 8h às 12h, na Escola Municipal Cecília Meireles (em frente à Praça da Xícara).

11 salas de vacina abrem esta semana em horário estendido para vacinação contra gripe e aplicação de doses de rotina

A partir desta terça-feira (16/4) até sexta-feira (19/4), onze salas de vacina do município farão um rodízio e ficarão abertas em horário estendido para vacinação contra gripe e aplicação de doses de rotina em Paranavaí. A abertura das salas até às 19h30 esta semana é uma estratégia sugerida pelo Ministério da Saúde, visando disponibilizar maior acesso aos usuários do serviço para regularizar a situação vacinal e receber a vacina da Influenza em pleno mês de Campanha Nacional.

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação.

13 salas de vacina estarão abertas no sábado para o Dia D de vacinação contra Influenza

No próximo sábado, 13 de abril, é o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza 2024 em todo o país. Em Paranavaí, as doses contra a Influenza (gripe) estarão disponíveis em 13 salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 16h. Estarão abertas as salas de vacina das seguintes UBSs: Graciosa, Coloninha, São Jorge, Campo Belo, Celso Konda, Sumaré, Jaraguá, Morumbi, Jardim Maringá, Ouro Branco, Zona Leste, Monte Cristo e Centro.

Secretaria de Saúde faz busca ativa de jovens até 19 anos para vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde começou esta semana uma nova estratégia de vacinação contra o HPV: a partir de agora, o esquema será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. O público-alvo continua sendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, a Nota Técnica Federal recomenda que os estados e municípios realizem busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV. Nesses casos, poderão receber o esquema em dose única todas as pessoas dentro dessa faixa etária que não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto