Saude

UBS Centro vai abrir aos sábados para atender casos suspeitos de dengue

A partir de amanhã, dia 18/1, a UBS Centro vai abrir aos sábados, em horário especial, para atender os casos suspeitos de dengue em Paranavaí. O posto de saúde, que foi declarado como unidade de referência para dengue em dezembro de 2019, vai dar atendimento aos pacientes com sintomas da doença também aos sábados, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Primeiro LIRA do ano tem índice de 6,0 e alto risco de infestação do mosquito da dengue

Os agentes de endemias de Paranavaí trabalharam esta semana com visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2020. O resultado é preocupante. O índice, que era de 1,0 (baixo risco) em outubro, agora está cinco vezes maior. O novo LIRA registrou média de 6,0, agora alto risco de infestação, o que revela o ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti e mantém as chances de uma nova epidemia na cidade.

Vigilância interdita borracharia e ferro velho com reincidência de focos de dengue

Uma ação conjunta realizada nesta quinta-feira (16/1) envolvendo as equipes de fiscais da Vigilância em Saúde, o Ministério Público e a Polícia Militar, resultou na interdição de uma borracharia e um ferro velho de Paranavaí, onde foram encontrados focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. Os dois estabelecimentos já são reincidentes e os proprietários foram encaminhados pela Polícia Militar até o 8º Batalhão, onde foi registrado Boletim de Ocorrência por crime contra a saúde pública.

Município decreta situação de emergência por conta da dengue em Paranavaí

A Prefeitura publicou no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o Decreto Municipal nº 20.808/2020, que declara situação de emergência em Paranavaí em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Com o Decreto, o município pode realizar algumas ações diferenciadas e emergenciais, como a contratação de profissionais médicos através de Processo Seletivo Simplificado. Isto porque já se esgotou a primeira chamada do Concurso Público para o cargo de médico e vários profissionais pediram exoneração nos últimos meses.

Vigilância notificou mais de 4.200 casos suspeitos de dengue em 2019

A diretoria da Vigilância em Saúde de Paranavaí divulgou nesta terça-feira (14/1) o fechamento dos números de dengue na cidade em 2019. De 1º de janeiro a 31 de dezembro, foram feitas 4.249 notificações de casos suspeitos da doença no município. No total, 1.505 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado de dengue clássica. Outras 613 pessoas ainda aguardam o resultado dos exames.

Força-tarefa contra dengue apresenta primeiros resultados positivos

A força-tarefa contra a dengue no Paraná começa a apresentar os primeiros resultados positivos. Organizado pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, sob orientação direta da Secretaria de Estado da Saúde, o mutirão conseguiu diminuir a incidência de casos em Nova Cantu, Quinta do Sol, ambos na Região Centro-Oeste, e Florestópolis, no Norte, todos em situação de epidemia.

Pesquisa mostra correlação entre desnutrição materna e microcefalia

Grupo de 27 pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Argentina e Estados Unidos descobriu correlação entre a desnutrição das mães e a síndrome congênita do vírus Zika nos bebês, que tem na microcefalia uma de suas manifestações. A conclusão do trabalho foi publicada hoje (10/1) no periódico norte-americano Science Advances.

Empresa no Distrito Industrial é infracionada por reincidência de criadouros de dengue

A equipe de fiscais da Vigilância em Saúde continua com o trabalho de vistoria nas residências em empresas notificadas pelo menos uma vez por terem sido encontrados focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (10/1), pelo menos 20 imóveis foram fiscalizados em várias regiões da cidade. Vários imóveis foram notificados pela primeira vez e outros já foram infracionados. Uma empresa no Distrito Industrial foi infracionada por reincidência de focos de dengue.

Vigilância começa a infracionar imóveis com reincidência de focos de dengue

A equipe de fiscais da Vigilância em Saúde começou esta semana a infracionar os moradores dos imóveis onde há reincidência de focos de dengue. “Os agentes estão fazendo as visitas de rotina e notificando as residências onde são encontrados focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. É dado um prazo para que o morador faça a limpeza e readequações necessárias, como a eliminação dos focos e de recipientes ou vasos que possam se tornar criadouros. Agora, os fiscais da Vigilância estão retornando aos locais notificados para verificar se o problema foi solucionado”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Keila Stelato.

Mais de 730 pessoas já foram diagnosticadas com suspeita de dengue em oito dias

O ano de 2020 está apenas no início e mais de 730 pessoas já foram diagnosticadas com suspeita de dengue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas e na Casa da Dengue montada na UBS Central. “Em todo o mês de dezembro de 2019, foram realizados 856 diagnósticos de suspeita de dengue nos postos de saúde e na UPA e mais 672 na Casa da Dengue – um total de 1.528 pessoas com suspeita da doença. Agora em janeiro, apenas nos oito primeiro dias do ano, já são 734 diagnósticos (338 nos postos de saúde e na UPA e outros 396 na Casa da Dengue). É quase metade dos casos diagnosticados em todo o mês de dezembro. Estamos muito preocupados com a quantidade de pessoas procurando por atendimento com sintomas de dengue”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Keila Stelato.


Design by Gustavo Picoloto