Ações preventivas de combate à dengue deixaram Paranavaí em uma situação menos alarmante


  

As ações preventivas de combate à dengue deixaram Paranavaí em uma situação menos alarmante em comparação com outros municípios do Estado. A aquisição de equipamentos e veículos, os trabalhos de conscientização dos moradores, acompanhamento dos pontos estratégicos e os mutirões de limpeza foram responsáveis, por exemplo, pelo recolhimento de mais de 600 mil quilos de materiais que poderiam acumular água, se tornando foco do mosquito transmissor da doença.

“O risco de epidemia sempre existe e o índice larvário ainda é alto, mas, de certa forma, estamos conseguindo controlar o problema, acertando nas ações de prevenção”, enfatiza o chefe da Vigilância Sanitária, José Marchi. De acordo com ele, o trabalho preventivo ganhou forças a partir de fevereiro de 2010 e foi se intensificando mês a mês, especialmente com a chegada do verão.

Neste período, foram mais de 5 mil pneus recolhidos, visitas domiciliares diárias buscando focos do mosquito e orientando a população, limpeza de quintais e terrenos vazios e recolhimento de entulhos. “Atingimos um controle maior da dengue em Paranavaí”, acrescenta.

A aquisição de duas máquinas costais para pulverizar o veneno (com raio de 40 metros de alcance), a compra de um veículo para transporte dos agentes de combate à dengue e a recuperação da frota da Vigilância Sanitária foram outros fatores que ampliaram as ações em Paranavaí. “Trabalhamos com maior intensidade e diminuímos as fontes geradoras do mosquito que transmite a dengue”, explica Marchi.

Até a manhã desta quinta-feira, foram 89 casos de dengue notificados em Paranavaí, sendo 52 deles descartados. Os dois casos confirmados foram importados, ou seja, contraídos em outros municípios. O restante das notificações aguarda resultados dos exames em laboratórios oficiais.

Para se ter uma ideia de como anda o quadro geral da dengue em Paranavaí, basta fazer uma breve comparação com Londrina. Até o final de fevereiro, aquele município havia notificado mais de 4.600 casos da doença, com 1.089 confirmações. O número representa quase a metade das confirmações em todo o Paraná (2.193). Além disso, a primeira morte por dengue hemorrágica no Estado aconteceu em Londrina, e outras duas foram registradas em Jacarezinho, também naquela região.

Para evitar que Paranavaí seja tomada por um surto de dengue, o chefe da Vigilância Sanitária reforçou que o apoio da população é fundamental. “Se cada morador fizer a própria parte, vamos vencer a doença.” Para isso, algumas ações são necessárias: não deixe água acumulada em latas, pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo. Faça a limpeza do quintal diariamente e informe a Prefeitura de Paranavaí sobre locais onde hajam focos de dengue, através do telefone 156.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto