Alto índice de focos do mosquito da dengue preocupa Vigilância Sanitária


  

O calor intenso e as fortes chuvas que Paranavaí tem enfrentado formam a combinação ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Prova disso são os números registrados pela Vigilância Sanitária (Visa) nos últimos dias. Para se ter uma idéia, no início da semana os agentes de saúde do controle de endemias estiveram na Vila Rural São João e constataram que de cada dez residências, oito apresentavam foco do Aeds aegypti.

Trabalho paralelo realizado desde a semana passada identificou índice de alto risco no Jardim São Jorge. Dos 190 quarteirões cadastrados naquela localidade, 82 apresentaram larvas do mosquito, representando 43,15% do bairro. Ao todo, são 4.138 residências registradas; focos de larvas do Aeds aegypit foram encontrados em 155 casas.

Desde o início do ano, a Visa notificou 90 casos suspeitos de dengue em Paranavaí: 45 negativos, um caso importado da doença e 44 aguardam resultados de exames. Por causa dos índices registrados na cidade, o trabalho de orientação da população continua sendo feito, bem como a aplicação de notificações e bloqueios nos locais indicados pelas fichas de notificação.

A principal dica para evitar a criação de focos do mosquito transmissor da dengue é não deixar água acumulada nos quintais e dentro de casa. Por isso, é importante retirar garrafas plásticas, latas e pneus, por exemplo, e limpar caixas d’água e calhas. Esses cuidados têm extrema relevância porque Paranavaí apresenta clima propício para o alastramento do mosquito e, conseqüentemente, da doença.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto