Atendimentos na UPA 24 horas começam no próximo dia 30


  

A população já pode comemorar uma grande conquista para toda a comunidade de Paranavaí. Na próxima terça-feira, dia 30 de abril, os atendimentos de urgência e emergência (até então realizados no Pronto Atendimento Municipal) começam a ser feitos na UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento). O prédio de 1.239,31 m2, fica na Avenida Tancredo Neves, próximo ao Hospital Regional.

Atendimentos na UPA 24 horas começam no próximo dia 30, em Paranavaí
Atendimentos na UPA 24 horas começam no próximo dia 30

“Foram 6 anos de espera. A obra, iniciada em maio de 2013, foi abandonada pela primeira construtora vencedora da licitação, que decretou falência. Nova licitação, nova empresa assume a construção. Quando a estrutura estava quase pronta, descobrimos que o projeto original estava incompleto, sem previsão de ar condicionado em nenhum espaço do prédio. Como abrir uma unidade de atendimento 24 horas, em uma cidade com altas temperaturas na maior parte do ano, sem ar condicionado? Nova licitação, nova empresa para a conclusão das obras. Tivemos roubo da fiação elétrica, nos deparamos com salas sem previsão de tomadas, torneiras. Recomeçamos tudo novamente. Com a estrutura praticamente pronta, ainda tivemos que fazer toda a compra de mobiliário e equipamentos, além de realizar um concurso público para contratação de mais funcionários para o atendimento. Foi uma verdadeira novela, porque pegamos uma obra cheia de problemas, com um projeto incompleto. E, desde o começo, o prefeito KIQ disse que não queria abrir a UPA só por abrir, só para ter um prédio inaugurado. Seria como transferir o problema de lugar: tirar o atendimento do PA, com uma estrutura defasada, para colocar na UPA, com estrutura inadequada e quadro de pessoal insuficiente para atender. Demoramos porque queremos oferecer o serviço com qualidade suficiente para suprir as necessidades da população”, destaca a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

A UPA 24 horas foi construída em um terreno de 2.268 m2 e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões. O novo espaço para atendimento de urgência e emergência tem uma estrutura duas vezes maior que o atual Pronto Atendimento. O prédio conta com recepção, sala de Classificação de Risco, três consultórios médicos, sala de atendimento de enfermagem, sala de atendimento social, sala de inalação, dois Postos de Enfermagem, sala de coleta e sutura, sala de gesso e ECG (ecocardiograma), sala de raio-X, sala de medicação, sala de observação adulto, sala de observação pediátrica, sala de emergência, sala de pequenas cirurgias, apartamento de isolamento, apartamento extra, farmácia, CME (Central de Materiais Esterilizados), 11 banheiros para usuários, quatro banheiros para servidores, sala de reuniões e treinamentos, sala para serviços de NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e SCIH (Serviço de Controle e Infecção Hospitalar), sala administrativa, Direção Geral e Coordenação de Enfermagem, copa/cozinha, refeitório, necrotério e dois depósitos de material de limpeza.

O atendimento será feito por 85 profissionais da Saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia, motoristas, agentes de conservação e profissionais administrativos.

As equipes do Pronto Atendimento já iniciaram o processo de mudança para a nova UPA, mas o atendimento à população continuará sendo feito normalmente, sem interrupção.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto