Aterro sanitário é modelo de solução ambiental para o Paraná


  

As obras para a conclusão da terceira célula do aterro sanitário de Paranavaí foram iniciadas recentemente e até o final do ano estarão concluídas.

Quem garante é o gerente da Transresíduos de Paranavaí, Alceu Antonio Mansron. O contrato com a empresa, que venceu a licitação para construir a nova célula do aterro, foi assinado em setembro. A obra tem investimento de aproximadamente R$ 450 mil.

A afirmação do gerente da Transresíduos de Paranavaí é sustentada pelo secretário de Meio Ambiente, Pedro Baraldi. Segundo ele, o município estará constantemente fiscalizando as obras para garantir que estejam concluídas no prazo determinado e sejam realizadas de acordo com as normas exigidas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Esses cuidados fazem do aterro sanitário de Paranavaí modelo de solução ambiental para todo o Estado.

Por enquanto, o trabalho na terceira célula está direcionado para a nivelação do solo e a implantação do sistema de drenagem para vazão do líquido formado pelos resíduos de lixo. A próxima etapa será para a colocação das mantas de impermeabilização. “O lixo libera CO2 que é prejudicial para a atmosfera, por isso, nos tempos de aquecimento global, precisamos dar a destinação adequada ao nosso lixo”, ressaltou Mansron.

O vereador Mohamed Soumailli (PMDB), autor de um requerimento que pedia o início das obras falou sobre a relevância ambiental do aterro sanitário em Paranavaí. “A nova célula do aterro sanitário vai garantir benefícios para o meio ambiente, porque o lixo não ficará a céu aberto. A crítica que fiz foi no sentido de ajudar o Poder Executivo a investir o quanto antes em mais essa melhoria para o município”, explicou o vereador.

O aterro sanitário de Paranavaí é um dos únicos do Paraná a respeitar as normas do IAP. Com as adequações às exigências, o mau cheiro foi eliminado e a destinação dada ao lixo é considerada ambientalmente correta, o que reduz o índice de problemas ao meio ambiente causados pelo lixo urbano.

A primeira célula do aterro sanitário começou a funcionar em 2003. Dois anos depois, a segunda célula foi ativada, com aproximadamente 7.600 metros quadrados e capacidade para receber 37 mil metros cúbicos de lixo. A nova unidade tem medida e capacidade similares à da segunda célula.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto