Atividades marcam prevenção ao câncer de mama


  

Uma mobilização nesta quinta-feira vai conscientizar os moradores de Paranavaí sobre a prevenção ao câncer de mama no Dia Nacional de Combate à doença.

Com o tema “Vamos Vestir Paranavaí de Cor-de-rosa” haverá distribuição de panfletos informativos e distribuição de laços cor-de-rosa (símbolo da campanha em todo o Brasil) em vários pontos da cidade.

A proposta do Provopar, organizador da mobilização, é que no dia 27 toda a cidade se envolva na campanha de luta contra a doença, decorando o comércio, clínicas, o local de trabalho com laços, bexigas, fitas, flores tudo no tom rosa. “Nossa intenção é promover a conscientização dos moradores e criar um comitê para trabalhar no combate ao câncer de mama”, destaca a presidente da entidade Toshie Yamakawa. No Paraná foi aprovada a lei nº 14.854, de autoria da deputada estadual Cida Borgheti, que institui o dia 27 de novembro como o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no estado.

Em Paranavaí foi aprovado nessa segunda-feira o projeto de lei do vereador Osmar Wesller para instituir o dia 27 de novembro como o dia de combate à doença no município.

A mobilização tem apoio da Prefeitura, Provopar, Aciap, Conselho da Mulher Empresária, Casas Pernambucanas, Rede Líder de Farmácias, Rover Jóias, Santa Casa de Paranavaí, Deputada Cida Borguetti, Femama, Unipar, Conselho Municipal da Saúde.

Prevenção
Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são muito maiores. O risco de desenvolver a doença cresce a partir dos 35 anos. De acordo com a enfermeira e coordenadora do programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Silvânia Souza, as chances aumentam se houver casos da doença na família e se a mulher estiver exposta a fatores de risco (fumante, sedentária, por exemplo).

Silvânia alerta para que as mulheres façam uma vez ao mês o auto-exame aliado ao exame anual feito pelo médico para saber se há algum nódulo ou caroço, que também verifica a textura e o formato dos seios. Toda mulher a partir dos 50 anos deve realizar a mamografia a cada dois anos. A enfermeira salienta que a mamografia é uma espécie de fotografia da parte interna das mamas e um exame muito importante. “A mamografia tem condições de encontrar a doença bem no início”, frisa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto