Atividades nos CAPS marcam Dia Mundial da Saúde Mental


  

Socialização. Com essa proposta dois Centros da Atenção Psicossocial (CAPS) têm atuado em Paranavaí oferecendo diversas atividades culturais, recreativas e esportivas.

O objetivo: reduzir o número de internações psiquiátricas e prevenir o agravamento das patologias que os pacientes apresentam. Nesse sentido, o CAPS I (para tratamento de transtornos mentais) e o CAPS AD (para dependentes de álcool e droga) estão organizando alguns eventos para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro.

Já nesta quinta-feira, os pacientes do CAPS AD participaram de atividades esportivas e culturais durante o dia todo. Serão realizados torneios entre pacientes e familiares. Na sexta-feira pela manhã haverá panfletagem no centro da cidade para orientar a população sobre os transtornos mentais, o uso de álcool e drogas e os tratamentos oferecidos pelos CAPS. À tarde, os pacientes participarão de confraternizações, com mais atividades culturais e recreativas.

Segundo Sheila Smaili, farmacêutica dos dois CAPS, falar sobre o Dia Mundial da Saúde Mental é de grande importância, especialmente por se tratar de uma forma de chamar a atenção de todos os cidadãos para a necessidade do tratamento ideal para quem apresenta problemas. Ela explicou que em Paranavaí os tratamentos têm dado bons resultados e atingido o objetivo de reduzir o número de internações psiquiátricas. “Em Paranavaí temos um serviço de referência”, apontou.

No quadro de funcionários, os CAPS contam com diversos profissionais: médico psiquiatra, assistente social, pedagogo, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, além do setor administrativo. O tratamento dos pacientes pode ser realizado em grupo ou individualmente, dependendo da gravidade da patologia. Os serviços são gratuitos e a medicação também e as famílias dos pacientes recebem acompanhamento psicológico.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto