Aumentam os investimentos no CIS/CRE em Paranavaí


  

Os pagamentos feitos pelo município de Paranavaí ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, que administra o Centro Regional de Especialidade (CIS/CRE) nos primeiros cinco meses deste ano aumentaram em mais de 37% em comparação ao mesmo período de 2008.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o valor é usado para despesas em três categorias: consultas, exames e transportes, e que, de acordo com os dados apresentados pela própria secretaria, todas essas modalidades tiveram um aumento significativo durante este ano.

Nos exames, um dado que chama a atenção é o das ultrassonografias, que passaram de 1.290 nos primeiros cinco meses de 2008 para 1.740 no mesmo período de 2009. Um aumento de 35%. As tomografias e mamografias apresentaram um aumento de 5%.

Entre os serviços desenvolvidos pelo CIS/CRE – raio X panorâmico, serviços de odontologia, ressonância magnética, anestesias, biópsias, entre outros - também houve um aumento. Vale lembrar ainda que outros dois tipos de serviços que não eram desenvolvidos em 2008, a densitometria e o eletrocardiograma Dopller adulto, passaram a fazer parte da lista este ano.

O número de consultas, com a contração de novos médicos por parte da administração municipal, também aumentou, assim como os gastos com transporte. Os dados da Secretaria mostram que, hoje, além da Kombi que opera levando pacientes para Maringá, Londrina e Arapongas, o município também conta com um ônibus que faz a linha Paranavaí – Curitiba transportando pacientes duas vezes por semana.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto