Autoridades destacam importância de medidas de prevenção à Aids


  

“A Aids é uma doença que vem fazendo milhares de vítimas silenciosamente no mundo todo e as ações de prevenção são fundamentais para reverter esse quadro.”

A afirmação foi feita pelo prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, durante a inauguração da nova sede do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). No local serão realizados orientações e exames de HIV durante o dia todo e a expectativa é de que em dois meses tenham início os testes rápidos, cujos resultados são entregues no mesmo dia da coleta de sangue. Atualmente o tempo de espera é de um mês.

O prefeito destacou a importância da parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde, a 14ª Regional de Saúde e a Prefeitura de Paranavaí para manter o CTA em funcionamento. “É necessário demonstrar que estamos abertos para a consolidação de parcerias como essa, porque garantem atendimento para a comunidade de Paranavaí e de toda a região.” Yamakawa também agradeceu a equipe Goes (Gotas de Esperança), uma Organização Não-Governamental que sediou o CTA durante anos e tem sido parceira do município no apoio a portadores do HIV.

O secretário de Saúde, Fábio Ferreira de Souza, apresentou dados impressionantes da OMS (Organização Mundial de Saúde) que confirmam a grande proporção da Aids em todo o mundo. “A cada quinze minutos uma pessoa é infectada por HIV.” Também falou sobre prevenção e tratamento. “No Brasil temos programas de tratamento eficientes, mas ainda há muitas falhas no que diz respeito à prevenção. Por isso, queremos oferecer apoio e aconselhamento para que as pessoas saiam do nosso CTA com dignidade.”

Antônio Varela Neto, administrador do Consórcio Intermunicipal de Saúde, lembrou que o CTA tem uma história muito importante em Paranavaí e com a abertura para outros municípios, a integração regional será fortalecida. O vereador Elpídio Silvestre ressaltou o a competência da equipe de funcionários da Prefeitura, que têm realizado “excelente trabalho nesses anos todos”. Éricles Arrais, da Santa Casa, elogiou o ambiente escolhido para a sede do CTA e parabenizou todos os envolvidos com o programa. Valdo Boanova, coordenador do CTA, salientou que o trabalho realizado pela equipe é fundamental para a comunidade.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto