Campanha contra a Aids terá como foco mulheres de 15 a 24 anos


  

Com a intenção de conter a feminização das doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, sífilis e hepatites, o Ministério da Saúde fará, este ano, uma campanha de carnaval que terá como foco as mulheres jovens, com idade entre 15 e 24 anos. As adolescentes de 13 a 19 anos também serão alvo de atenção, pois é nesta faixa etária que a incidência de Aids tem mais crescido nos últimos anos, segundo pesquisas científicas.

Em Paranavaí, a coordenadora do programa DST/HIV/AIDS, Marielza Sestario Pinheiro, explica que, este ano, a campanha da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irá divulgar e incentivar medidas de prevenção para reduzir a infecção das referidas doenças disponibilizando materiais educativos e preservativos, que serão distribuídos durante o desenvolvimento dos trabalhos de prevenção. As ações serão realizadas em parceria com o Sesc, ONG Gotas de Esperança e UEPR (Fafipa).

Ela conta ainda que os trabalhos serão iniciados no período que antecede o carnaval, com ações como palestras em empresas, orientação e entrega de material educativo, juntamente com preservativos. Estas atividades serão coordenadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde e do Programa Saúde da Família, e serão realizadas nos distritos, áreas central e periférica do município.

Já durante o período carnavalesco, serão desenvolvidos trabalhos mais específicos em pontos estratégicos da cidade por meio de “paradões” e do bloco carnavalesco Anti-Aids, da Sesau. Uniformizados com camisetas personalizadas, os profissionais da Secretaria irão percorrer os clubes que realizam bailes de carnaval distribuindo preservativos e materiais educativos.

“Os foliões devem estar conscientes que a preservação da saúde é de responsabilidade de cada um, não permitindo que a euforia os leve a atitudes inconsequentes com resultados danosos à mesma, como esquecer o uso de preservativos após a ingestão de bebidas alcoólicas”, completa Marielza.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto