Certificado de vacinação será emitido com novas informações


  

O Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 trará novas informações, revelou hoje (1º/9) o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, serão detalhados os dados de identificação do paciente, o local de aplicação das doses e tipo e marca do imunizante.

Também foram incluídos o município e estado onde a pessoa tomou a vacina. O documento registrará ainda as datas em que a primeira e a segunda doses foram aplicadas, ou a dose única, no caso da Janssen.

O Ministério da Saúde informou que o certificado passou a ter uma política de privacidade para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), norma que disciplina a coleta e tratamento de informações pessoais no país.

O certificado é um documento que comprova a imunização do cidadão contra a covid-19. Alguns países tornaram obrigatória a apresentação do documento para visitantes estrangeiros e até mesmo para fluxo interno. Algumas empresas também passaram a exigir dos funcionários o comprovante, embora a prática não seja compulsória.

Em São Paulo, por exemplo, essa obrigação passou a valer a partir de hoje (1º/9) para eventos com mais de 500 pessoas, como festas, shows e convenções corporativas.

O certificado pode ser emitido pelo aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, disponível para smartphones.

Sobre o Certificado
O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode ser emitido por pessoas que completaram a imunização contra o coronavírus pelo site ou aplicativo ConecteSUS.

Ainda não existe uma regulação internacional sobre certificados de vacinação contra covid-19, mas alguns países aceitam o documento brasileiro para comprovar a imunização, como a Espanha, por exemplo.

Disponível em português, inglês e espanhol, o documento traz informações sobre a pessoa vacinada, doses aplicadas e códigos de autenticação, e pode ser impresso ou salvo em formato digital.

Após a pessoa tomar a segunda dose ou a dose única, o estado ou o município onde as aplicações foram feitas informam à Rede Nacional de Dados em Saúde. As informações são atualizadas na Carteira de Vacinação Digital, em que é liberado um campo para emissão do comprovante.

O ConecteSUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Na internet, o endereço do site é conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.

Fonte: Agência Brasil






Design by Gustavo Picoloto