Paranavaí está preparada para atender a livre demanda de vacinação contra a febre amarela


  

As suspeitas de casos de febre amarela pelo Brasil deixaram a população em estado de alerta e muitas pessoas têm procurado unidades básicas de saúde para pedir orientação e buscar a imunização contra a doença. Descartada a hipótese de epidemia no Paraná, a Secretaria de Saúde de Paranavaí garante que está preparada para atender a livre demanda.

Precisam ser vacinadas contra a febre amarela todas as pessoas que vão viajar para fora do Paraná, considerando que as áreas de risco são as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul, alguns estados do Nordeste e do Sudeste. A orientação é que tomem a vacina 10 dias antes de viajar, lembrando que o efeito de cada dose da vacina dura por 10 anos.

Dados calculados pelo Ministério da Saúde, com base em números do IBGE 2005 e da 14ª Regional de Saúde, indicam que dos quase 80 mil habitantes, mais de 78.500 já estão imunizados em Paranavaí, representando um total de 98%. Por isso, conforme pontuou a secretária de Saúde, Dóris Cerqueira, somente quem não recebeu a imunização contra a febre amarela nos últimos 10 anos e quem vai viajar precisa tomar a vacina.

O vírus da doença circula apenas nas áreas de matas, não havendo registros de casos urbanos desde 1942. É caracterizada pela febre alta, dor de cabeça, vômito, insuficiência dos rins e do fígado. A contra-indicação para a vacina é para crianças com menos de nove meses, gestantes, pessoas com alergia comprovada à vacina e pessoas com alergia a ovo de galinha.

Para receber a imunização, basta procurar uma das seguintes unidades:

NIS Central, São Jorge, Caic, Sumaré e Graciosa – diariamente das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30;

Jardim Maringá – às terças-feiras;

Morumbi e Jardim Ipê – às quartas-feiras;

Zona Leste – às quintas-feiras.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto