Com sacolinha de medicamentos Secretaria quer orientar pacientes e evitar acidentes


  

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), está distribuindo para seus pacientes uma sacolinha de medicação de uso contínuo a fim de orientá-los quanto ao uso correto dos remédios, dando para eles e para os profissionais da saúde a garantia de que o tratamento está sendo feito corretamente.

Com sacolinha de medicamentos Secretaria quer orientar pacientes e evitar acidentes
Com sacolinha de medicamentos Secretaria quer orientar pacientes e evitar acidentes

De acordo com a coordenadora do PSF no município, Eredinéia de Fátima Bravo, o programa dá exemplo de integração com a comunidade desenvolvendo uma série de ações cujo objetivo principal é promover qualidade de vida e prevenir doenças.

A sacolinha de medicação de uso contínuo foi uma ideia da coordenadora para solucionar um grande problema de hipertensos e diabéticos do município que misturam a medicação tomando remédios em quantidades e horários impróprios. Segundo ela, devido a esses erros já foram registrados casos de acidentes que poderiam levar a morte.

A sacolinha é feita de tecido e estampada com letras e símbolos, ajudando assim pacientes analfabetos e idosos. Ela possui repartições dispostas na horizontal, uma sobre as outras, separadas por colunas verticais (uma espécie de sapateira, com 9 compartimentos) e alças de fixação.

“A sacolinha vai ajudar para que as pessoas separem os medicamentos por horário, já que as três fileiras na horizontal correspondem aos três períodos do dia (manhã, tarde e noite). O que vem acontecendo é o paciente tomar um remédio duas vezes e deixar de tomar o outro. Para isso vamos contar também com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, que visitarão essas residências regularmente para monitorar e ajudar a população na distribuição dos medicamentos dentro das sacolinhas”, explica a coordenadora.

“As sacolinhas possuem alças, mas devem ficar penduradas longe do alcance das crianças”, completa ela. Atualmente, o Programa Saúde da Família é definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), visto que o termo programa aponta uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. O PSF é uma estratégia de organização da atenção primária e não prevê um tempo para conclusão.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto