Começa nesta segunda-feira a 2º etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1)


  

Começa nesta segunda-feira, dia 22, e vai até o dia 2 de abril a segunda etapa da estratégia nacional de imunização contra a Gripe A (H1N1). Nesta etapa serão vacinadas gestantes em qualquer período gestacional, crianças de 6 meses até 2 anos (um ano, 11 meses e 29 dias) e pacientes com doenças crônicas que não estejam inclusos dentro das faixas etárias das próximas fases, ou seja, doentes crônicos de 2 a 19 anos, e de 40 a 59 anos.

Veja também: Campanha de vacinação contra gripe suína começa em março

Miryan Jordão, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, lembra que a vacina é só mais um instrumento para que a pessoa não venha a adquirir a doença. “Não esquecendo que, ainda assim, nós temos que ter os cuidados básicos da lavagem das mãos, a utilização do álcool em gel, ao espirar ou tossir levar a mão à boca e lavar a mão após o ato. A população não pode baixar a guarda”, ressalta.

A vacinação da segunda etapa será centralizada no NIS Central, das 7 às 19 horas, sem intervalo para o almoço. Para ter acesso a essa Central de Vacinação, a população deve utilizar a antiga entrada do PA, na Rua Getúlio Vargas. A Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca de mil gestante e 1600 crianças de 6 meses a 2 anos serão imunizadas nesta etapa.

Pneumocócica 10 valente – Miryan lembra ainda que, além da vacina contra a Gripe A, pais de crianças com idades entre 2 meses e 2 anos também devem procurar o NIS Central no horário das 7 às 19 horas para imunizar seus filhos com a vacina Pneumocócica 10 valente, que protege as crianças contra a pneumonia bacterêmica, bacteremia por pneumococo, meningite e otite média aguda.

Veja a lista da clientela portadora de doenças crônicas a serem imunizadas na 2ª etapa da estratégia de imunização contra a Gripe H1N1: Obesidade grau 3; Doenças respiratórias crônicas desde a infância; Asmáticos (formas graves); Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex. distrofia neuromuscular); Pacientes em tratamento para Aids ou câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico; Diabetes mellitus; Doença hepática; Doença renal; Doença hematológica; pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos; Portadores da síndrome clínica de insuficiência cardíaca, Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto