Começa nova fase de vacinação contra a Gripe H1N1 no Paraná


  

O Paraná começa a partir desta segunda-feira (22) até o dia dois de abril a segunda fase da vacinação contra a nova gripe (H1N1). Nesta nova etapa receberão a vacina gestantes, doentes crônicos (portadores do vírus da aids, pessoas com menos de 60 anos com problemas no coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos), e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, que vão tomar meia dose da vacina agora e meia dose daqui um mês.

Começa nova fase de vacinação contra a Nova Gripe, A(H1N1), no Paraná
Começa nova fase de vacinação contra a Nova Gripe, A(H1N1), no Paraná

O público-alvo estimado para a segunda fase é de 1,1 milhão de pessoas. A meta do governo estadual é imunizar 80% de todos os grupos. Até agora, a Secretaria de Saúde já recebeu 1 milhão de doses. Toda semana uma nova remessa é enviada pelo Ministério. “As pessoas devem procurar as mais de duas mil Unidades Básicas de Saúde localizadas no Paraná ou nos postos móveis definidos pelos municípios. Ao todo são, pelo menos, duas mil unidades básicas de saúde”, aconselha o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin.

O balanço da primeira fase da vacinação mostrou que 78% dos profissionais de saúde e 75% dos indígenas foram vacinados, números estes bem próximos dos 80% definidos pelo Governo Federal. “Esperamos que a população se conscientize e compareça em grande quantidade, pois esse deverá ser um inverno rigoroso, o que consequentemente pode aumentar o risco de transmissão das doenças”, afirma. A expectativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas sejam vacinadas durante os 12 dias de vacinação.

As pessoas que fazem parte do público-alvo nessa segunda fase da vacinação devem procurar uma unidade de saúde mais próxima portando um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto