“Conquista da UPA significa mais agilidade nos atendimentos de urgência e emergência”, destacou o Prefeito


  

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira uma portaria divulgando a lista de 12 municípios do Paraná selecionados para receber Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPAs) em 2011. Paranavaí está na lista e receberá a UPA do tipo 2, para cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes. Trata-se de uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares, complementando o atendimento a emergências. Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “a conquista da UPA significa mais agilidade nos atendimentos de urgência e emergência para toda a região”.

Veja também: Pronto-Atendimento 24 Horas vai ser levado a mais 12 municípios

O trabalho que resultou na conquista da UPA para Paranavaí começou ainda em 2008, quando Rogério era o prefeito eleito do município. Na época, ele participou de uma audiência com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, onde protocolou pedido para que a cidade fosse contemplada com uma unidade. O prefeito voltou a apresentar a reivindicação da UPA e também do Serviço Móvel de Urgência (Samu) durante uma outra audiência com o ministro, em fevereiro deste ano.

Em maio, Lorenzetti, e os prefeitos de Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí, participaram de uma reunião em Cianorte, representando a Amunpar, para acertar detalhes sobre a instalação de uma central de atendimento do Samu na macrorregião Noroeste. Na mesma reunião, ficou acordado que Paranavaí receberia uma UPA, além de duas ambulâncias e uma UTI móvel que, baseadas no município, atenderão a população da região.

Para a instalação da UPA, o município deverá receber do Governo Federal aproximadamente R$ 2 milhões e outros R$ 200 mil mensais para a manutenção da Unidade, incluindo o pagamento dos salários dos médicos que estarão disponíveis 24 horas por dia.

O terreno destinado à nova unidade está localizado na Zona Leste, podendo ser substituído, se possível, por um terreno anexo a Santa Casa. Em junho deste ano, Lorenzetti se reuniu com os diretores da Santa Casa no sentido de viabilizar um terreno ao lado do hospital, já que permitiria uma logística adequada em termos de acesso pelo Samu. De acordo com o prefeito, se houver tempo hábil e condições legais, a unidade poderá ser instalada no local.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto