Cônsul do Japão entrega recursos para a construção de unidade de saúde


  

O cônsul-geral do Japão no Paraná, Soichi Sato, está em Paranavaí desde hoje (5) e entrega nesta quinta (6) ao prefeito Mauricio Yamakawa, os recursos para a construção da Unidade de Saúde da Chácara Jaraguá, onde funcionará o PSF – programa Saúde da Família.

Também será assinada a ordem para licitação e lançada a pedra fundamental da obra no local da futura construção (ao lado da Escola Municipal Edith Ebiner Eckert). A solenidade começa às 9 horas.

O recurso a ser entregue pelo cônsul é fruto de um convênio firmado no mês passado durante evento no consulado em Curitiba, que contou com a participação do prefeito Yamakawa. A doação é de US$ 83.310 para a construção das instalações. A expectativa é que até o primeiro trimestre de 2008 a Unidade seja inaugurada.

A importante conquista para Paranavaí foi viabilizada pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários, criado pelo Governo Japonês para prestar ajuda humanitária em países em desenvolvimento. A nova unidade de saúde vai atender os moradores da Chácara Jaraguá, além da Vila Paris, Vila Rural Nova Vida e Jardim América, perfazendo um total de 2 mil moradores beneficiados com atendimento médico mais próximo de suas residências.

Com mais esta unidade, mais uma equipe de PSF (Programa Saúde da Família) será contratada, saltando para 17. Hoje são 16, que atendem 80% da população paranavaiense. Um ganho muito representativo nos últimos anos, o que deve refletir a médio prazo. O foco do PSF é a prevenção e conscientização comunitária sobre promoção em saúde.

Paranavaí - Japão Os laços entre Paranavaí e o Japão estreitaram-se em 2005 quando Yamakawa integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao país amigo. Naquela oportunidade, o prefeito esteve ainda em Toyohashi, atendendo convite daquela cidade japonesa. Em Toyohashi residem cerca de 17 mil brasileiros, muitos de Paranavaí e da região. Já em fevereiro de 2006 Yamakawa foi o único executivo do Brasil que integrou uma nova equipe, desta vez viajando a convite do governo central do Japão.

O cônsul Soichi Sato, que chegou na tarde de ontem a Paranavaí e participaria da Abertura da Festa da Primavera na SPDC à noite, se despede da cidade na tarde de quinta. Após a solenidade na Chácara Jaraguá, o cônsul visita duas empresas paranavaineses, almoça em uma delas e segue viagem para Curitiba. Antes das atividades na Chácara Jaraguá, o cônsul participa da cerimônia da Semana da Pátria, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1693






Design by Gustavo Picoloto