Cônsul elogia instalações da unidade de saúde das Chácaras Jaraguá


  

"Que esta unidade de saúde seja bem utilizada, contribuindo para a melhoria de saúde dos moradores”. A afirmação foi do cônsul geral do Japão no Paraná, Soichi Sato, durante a inauguração da unidade de saúde das Chácaras Jaraguá.

Ao visitar as instalações, o cônsul disse estar impressionado. “Ficou muito bonito. Parabéns pelo projeto”. A consulesa Hiroko Sato também esteve em Paranavaí.

A unidade foi construída com recursos da ordem de R$ 162 mil provenientes de um programa do governo japonês para países em desenvolvimento e investimentos do município de R$110 mil. A nova unidade vai atender aproximadamente 2 mil moradores, incluindo Vila Paris, Vila Rural Nova Vida e Jardim América. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira.

Emocionado, o prefeito Mauricio Yamakawa manifestou gratidão ao governo japonês pela contribuição nessa importante obra para os paranavaienses. “É uma grande emoção receber o cônsul de um país distante para apoiar o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou. Yamakawa parabenizou a união da associação de moradores das Chácaras Jaraguá para a conquista de mais este benefício. O prefeito ainda fez menção à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que se empenhou para a concretização da obra.

Presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), ressaltou em seu discurso a importância da unidade de saúde. “Esta obra tem um significado especial. Primeiramente por ter contado com recursos do governo japonês e também pelo empenho da associação”, disse. O vereador destacou as relações entre Paranavaí e o governo japonês iniciadas pelo prefeito. “Não poderia deixar de elogiar a visão estratégica do prefeito Mauricio Yamakawa. Ele acreditou nos frutos que as relações com o Governo Japonês poderiam gerar.”

Representando a Associação de Moradores das Chácaras Jaraguá Amarildo Geraldo Costa definiu o dia da inauguração como “inesquecível”. “Quero agradecer o povo amigo do Japão, o cônsul Soichi Sato e a consulesa Hiroko Sato e em especial o prefeito Mauricio Yamakawa e equipe que tornaram possível a concretização deste sonho”. A cada dia que utilizarmos a unidade de saúde vamos lembrar da nossa luta e dos amigos que colaboraram para esta conquista”, completou.

O cônsul Soichi Sato agradeceu a recepção a qual denominou de “calorosa”. O cônsul recebeu uma lembrança confeccionada por alunos da rede municipal. Sato fez menção aos cem anos da imigração japonesa ao Brasil. “Os dois países estão reconhecendo a importância do centenário. Que esta data seja o ponto de partida para um fortalecimento ainda maior das relações Brasil-Japão.”

O embaixador do Japão no Brasil Ken Shimanouchi enviou uma carta ao prefeito Mauricio Yamakawa parabenizando pelo significativo avanço na área de saúde pública do município. A carta foi lida na cerimônia.

Várias apresentações artísticas marcaram a cerimônia de inauguração da unidade de saúde das Chácaras Jaraguá. Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles fizeram uma apresentação típica japonesa que surpreendeu o cônsul e a consulesa. Já os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dácia Figueiredo Fortes mostraram aos visitantes um pouco da cultura brasileira com os ritmos que contagiam os brasileiros: o frevo, a capoeira e o samba. A fanfarra da Dácia também se apresentou. O coral do Cecap fez uma bela participação cantando o hino nacional acompanhados de violão e berimbau.

A cerimônia foi bastante concorrida e contou com a presença de diversas lideranças e autoridades. A comunidade também teve participação expressiva na inauguração da unidade de saúde das Chácaras Jaraguá.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto