Coordenador alerta sobre uma nova epidemia de dengue


  

Mesmo com o último Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) apontando um índice de infestação médio de 0,9% em Paranavaí, o quadro poderá ser preocupante para o município no próximo ano. Essa foi a afirmação feita pelo coordenador de campo de combate à dengue, Orlando José Correia, durante a reunião da Comissão Municipal de Combate e Prevenção a Dengue, ontem (23), na sede da Vigilância Sanitária.

Entre os assuntos discutidos no encontro estiveram as prioridades da Vigilância para os próximos dias. Focar nos casos crônicos é uma delas. Com a ajuda da promotoria, a coordenação espera focar nesses casos, que vem se prolongando há anos e ameaçando a saúde da população, como, por exemplo, os ferros velhos e depósitos de pneus usados.

“É a partir de agora que conseguimos evitar a epidemia do próximo ano. A dengue se combate com ação, todos os dias. Nossos agentes são fiscais e não catadores de lixo. A população precisa entender isso e nos ajudar”, enfatizou Orlando.

Uma outra medida será realizar uma reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (Aciap), a fim de estabelecer uma parceria com os empresários com o objetivo de diminuir os focos de dengue nos endereços comerciais.
Prevenir a infestação da larva nos prédios públicos é uma outra meta. “O Estado não dar um bom exemplo é piada de mau gosto”, destacou o médico Marcelo Campos, da regional de Saúde.

Diante da necessidade de novos veículos e equipamentos, apontada pela coordenação, Marcelo Campos sinalizou para uma medida que pode ajudar a equipe. “Da forma que está hoje, com a Vigilância dando conta de tudo, nunca haverá equipes e equipamentos suficientes. Cada um precisa fazer sua parte. Não é papel da vigilância alertar as crianças nas escolas e desentupir bueiros, por exemplo. Por isso a importância da parceria com outras secretarias”, afirmou ele.

O próximo Lira será feito na segunda quinzena de outubro. Antes disso, o grupo realizará uma reunião extraordinária para checar como estão se desdobrando os casos crônicos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto