Definidas novas medidas de combate a dengue em Paranavaí


  

O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu hoje (01/20), em seu gabinete, os membros do Comitê de Prevenção e Combate a Dengue para discutir novas ações que deverão ser tomadas a fim de evitar uma nova epidemia da doença no município.

Veja também: “Nenhuma ação do Poder Público vai substituir os cuidados que a população deve ter com a dengue”, ressalta prefeito

Também participaram do encontro os secretários Eurípedes Lemes Silva, da Infraestrutura, Eloíza Mendes, do Meio Ambiente, José Paranhos de Mesquita, da Saúde e o Procurador Geral do município, Antonio Homero Chaves.

Os representantes conversaram com o chefe do executivo a respeito de manutenção e compra de veículos de apoio e de transporte de agentes, e contratação e remanejamento de pessoal. “Sabemos que este problema transcende a sua administração. A dengue não é um problema só de Paranavaí, e o que buscamos aqui são repostas mais rápidas para esta questão”, declarou o médico Marcelo Campos, integrante do comitê.

De acordo com Lorenzetti, nunca faltou recursos dentro do orçamento para o combate à dengue. “A questão cultural, essa sim, é a mais difícil de ser vencida”, frisou. “Ou a população se educa, ou não haverá ação do Poder Publico que acabe com a dengue”, completou.

Até o momento, em sua gestão, mais de R$ 70 mil foram gastos com publicidade relacionada à dengue, e outros R$ 320 mil são gastos mensalmente com a empresa que faz a coleta de lixo e varrição na cidade, além do trabalho contínuo da Secretaria de Infraestrutura na desobstrução de bocas de lobo, dentre outras ações. Para Rogério, isso prova que o Poder Público vem fazendo a sua parte, mas que a população ainda não se deu conta da gravidade do problema.

O prefeito também já estudou o orçamento e deve comprar em breve um novo veículo para o setor da dengue, muito embora, segundo ele, essa seja uma obrigação do Governo Federal. A contratação de novos agentes não poderá ser realizada, já que o município encontra-se no limite prudencial da sua folha de pagamento, mas está sendo estudada a possibilidade de remanejamento de alguns servidores.

Três caminhões de apoio devem começar em breve a trabalhar na cidade recolhendo entulhos. Um deles foi cedido pela Secretaria de Meio Ambiente e outros dois pela Sanepar e pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Outro caminhão do Corpo de Bombeiros irá ajudar na limpeza de bocas de lobo.

Quanto a realização de mutirões, o médico Marcelo Campos destacou que é preciso ter cuidado. “Um mutirão, muitas vezes, pode ser “deseducador”, já que as pessoas esperam por alguém para limpar os seus quintais”, salientou. O médico veterinário e profissional da 14ª Regional da Saúde, Walter Antônio de Sordi Júnior, lembrou da necessidade do envolvimento de empresas privadas no combate a dengue.

Os vereadores Antônio Carlos Utrila e Odair Xavier, que também participaram da reunião, se comprometeram a verificar a atual situação da lei municipal que dá poder de multa aos agentes de saúde. Caso seja necessário, Rogério deve sancionar a lei nos próximos dias.

Agenda - Terça-feira (02/02), às 9 horas, no Nis Central, haverá uma reunião entre profissionais da Saúde e Educação para a capacitação de professores e diretores para que possam esclarecer alunos das redes pública e privada como atuar no combate à dengue. A medida visa informar e educar os alunos para que façam o combate em suas casas.

No próximo dia 12, o Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Gilberto Martin, estará em Paranavaí para discutir ações de combate a dengue no município.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto