Descaso da população é fator de risco para a proliferação da dengue e outras doenças


  

Sofás, entulhos, caixas de leite, copos plásticos, garrafas, papéis e dezenas de catálogos de produtos de beleza. Esses são só alguns dos diversos tipos de lixo encontrados na rua Capitão Telmo Ribeiro, ao lado da pista do Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí. Nesta quinta-feira (5/1), equipes da Vigilância em Saúde (Visa) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman), estiveram no local e puderam constatar o descaso e falta de consciência ambiental da população.

Na Rua Capitão Telmo Ribeiro foram encontrados diversos tipos de lixo como sofás, entulhos, caixas de leite, copos plásticos, garrafas, papéis e dezenas de catálogos de produtos de beleza, em Paranavaí
Na Rua Capitão Telmo Ribeiro foram encontrados diversos tipos de lixo como sofás, entulhos, caixas de leite, copos plásticos, garrafas, papéis e dezenas de catálogos de produtos de beleza

O diretor da Visa, José Marchi, aponta que o lixo que muitos teimam em jogar nas ruas gera acúmulo de água e colabora para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Além da dengue, uma série de outras doenças também podem ser transmitidas e colocar em risco a saúde pública. As pessoas precisam aprender a mudar seu relacionamento com a natureza. A degradação é crime”, alerta.

Para o secretário do Meio Ambiente, João Marques, a coleta seletiva do município é suficiente, mesmo assim a população insiste na função de ocupar as ruas com o lixo.

Os caminhões de coleta passam cinco vezes durante a semana fazendo o recolhimento em todos os bairros. “Os moradores criam, por conta própria, os pontos de despejo. É um custo desnecessário para o poder público. Estes recursos poderiam ser investidos em setores mais emergentes. A separação do lixo também é extremamente necessária”, enfatiza.

Em diversos trechos da rua também é comum encontrar amontoados de materiais utilizados para rituais religiosos e até mesmo animais mortos. As equipes da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) já providenciaram a retirada do lixo. Os de porte domiciliar serão levados para o aterro sanitário, e os industriais para o depósito de resíduos próximo a Escola Caic.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto