Distribuição de panfletos e preservativos marcam Dia de Luta Contra a Aids


  

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a equipe do Programa de DST/HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí vai distribuir panfletos, preservativos e orientar a população sobre os riscos da doença neste sábado.

Das 8h às 13h, a equipe visitará vários pontos da cidade e também a Polícia Rodoviária. De 1986 a setembro deste ano, a Secretaria de Saúde registrou em Paranavaí 78 casos de adultos e dois de crianças com a doença.

Coordenadora do Programa da secretaria municipal, Rosely Borges, conta que o trabalho de orientação é contínuo. Durante o todo o ano a equipe visita empresas, escolas, casas de prostituição, cadeia pública, além dos programas sociais, como o Formando Cidadão, ministrando palestras e alertando sobre a importância da prevenção.

Rosely destaca que uma pessoa pode ficar cinco, dez e muitas vezes até 20 anos sem que a Aids se manifeste. Daí a importância do teste sorológico para detectar o vírus. “Quem passou por qualquer situação considerada de risco deve fazer o teste de sorologia”, salienta. As pessoas que passaram por alguma situação de risco podem procurar em Paranavaí o COAS/CTA (Conselho de Orientação e Apoio Sorológico)/(Centro de Testagem Anônima).

O conselho faz testes de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite B e C totalmente gratuitos e feitos de forma sigilosa. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável para fazer o teste. Os interessados podem procurar o COAS/CTA de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 12h.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto