Doses para crianças se esgotam e 2ª dose de Janssen e Coronavac passam a ser aplicadas apenas às quartas-feiras


  

Na metade da manhã desta segunda-feira, dia 24 de janeiro, o município esgotou todas as doses pediátricas destinadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 em Paranavaí. No total, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 990 doses para este público. Todas as doses foram aplicadas em quatro dias e agora o município aguarda a chegada de novos lotes para a continuidade da imunização das crianças.

Outra mudança importante comunicada nesta segunda-feira (24/1) pela coordenação de Imunização do município é com relação à aplicação de 2ª dose dos imunizantes Janssen e Coronavac. Com a baixa procura diária e para evitar perda de doses, a partir desta semana as segundas doses de Janssen e Coronavac passam a ser aplicadas apenas às quartas-feiras.

Cronograma – Nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina no Centro de Eventos, das 8h às 13h, para os seguintes grupos:
- 1ª dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;
- 2ª dose: imunizante Pfizer, para maiores de 12 anos (vacinados com a 1ª dose há mais de 28 dias);
- 3ª dose: pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há mais de 4 meses); e pessoas com alto grau de imunossupressão, maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).

Lembrando que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.

1ª dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina as crianças e os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.

2ª dose – Para receber a 2ª dose é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Lembrando que, para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.

3ª dose – Para receber a 3ª dose, as pessoas maiores de 18 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 4 meses após a imunização com a 2ª dose.

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo em anexo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.

Lembrando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto