Em dois dias, Vigilância em Saúde vistoriou mais de 1400 imóveis nos distritos de Paranavaí


  

Aproximadamente 50 pessoas participaram dos mutirões da dengue organizado pela Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, nos dois últimos dias (29 de fevereiro e 1º de março). Foram 45 quarteirões percorridos, onde foram visitados 1468 imóveis nos distritos de Graciosa, Mandiocaba, Pircacema e Deputado Afonso. De todas as visitas, foram localizados 14 focos com larvas do mosquito, que foram prontamente eliminados.

Em Graciosa foram todos os 797 imóveis foram vistoriados. Mandiocaba (424), Piracema (164) e Deputado Afonso (83) também tiveram os focos de dengue eliminados pelos agentes de saúde. “Graciosa tem quatro casos positivos, e por isso nos preocupamos em conscientizar os moradores. Trabalhamos intensamente nesses dois dias, conseguindo retirar dois caminhões de lixo de entulhos. Em cinco dias úteis estaremos voltando aos distritos para verificar o trabalho que foi feito e fazer uma reavaliação junto dos moradores”, disse o diretor da Visa, Randal Fadel Filho.

Ações como essa visam além da limpeza das casas e terrenos, a conscientização da população, pois a luta contra o mosquito é de toda a população. “Procuramos recolher os materiais que estão acumulando água e conscientizar a população do perigo da dengue. Mesmo assim, a situação está se complicando. Hoje, Paranavaí está com 300 casos notificados, 40 positivados, 221 negativados e 33 que ainda aguardam resultados. A população precisa colaborar, pois não conseguiremos fazer tudo sozinhos”, lamenta Randal.

O trabalho contou com a participação dos agentes de endemias da Visa, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), equipes da secretaria de Infraestrutura, Ditran (Diretoria de Trânsito), Polícia Militar, Sanepar, Transresíduos e servidores da Secretaria de Saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto