Paranavaí tem equipes trabalhando sem interrupção no combate ao mosquito


  

Paranavaí possui uma equipe coordenada e trabalhando sem interrupções para combater o mosquito Aedes Aegypti.

São 42 agentes de saúde atuando no controle e na prevenção, o que representa um profissional para cada 880 imóveis, dentro do preconizado pelo Programa Nacional de Combate à Dengue – PNCD - que é de 800 até 1.200 imóveis por agente em situações não críticas. A Prefeitura investiu em média R$ 32.659,72 por mês no ano de 2007 para combater a doença (71,16% de tudo o que é gasto no combate à doença). Já os governos estadual e federal repassam R$ 13.234,40 (não incluindo custo eventual com treinamentos).

O trabalho das equipes de combate à dengue está permitindo obter êxitos. O LIRA (Levantamento de Índices Rápido do Aedes), por exemplo, vem apresentando resultados melhores nos últimos meses. Índice divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde mostra que o LIRA atingiu 1,9%. Em janeiro deste ano o mesmo levantamento apontou índice de 9,95. Em março também deste ano o índice apurado foi de 2,9%. Os números refletem nos casos verificados. São 678 casos locais confirmados e dois importados (de outras cidades), 507 negativos e 337 aguardando resultados.

Essa diferença não significa que a população deve reduzir os cuidados. Pelo contrário. O cenário em várias regiões do Estado mostra que há risco de epidemias. Por isso, a população precisa aumentar os cuidados com água parada, onde o mosquito coloca os ovos que se transformarão em larvas e novos mosquitos que podem disseminar a doença, alerta Vitor Niehues Filho, Gerente da Vigilância Sanitária e Saneamento do Município (Setor de Endemias).

O município de Paranavaí está atuando forte na prevenção da dengue. Tanto que a estratégia de conscientização conta com apoio das associações de moradores. Equipes da Vigilância estão dando palestras e pedindo o engajamento das lideranças comunitárias. Todas as associações devem ser visitadas, dentro de um cronograma que prevê informações por toda a cidade, proferindo palestras e fazendo arrastões, ilustra Niehues.

Paranavaí tem uma postura de vanguarda em relação ao combate à dengue. Tanto que as ações adotadas na cidade têm norteado o trabalho em outros municípios. “Muitas pessoas nos procuram e repassamos as nossas experiências”, reitera. O trabalho em conjunto nas grandes questões regionais, como é o caso da ameaça da dengue, é uma orientação do prefeito Maurício Yamakawa, detalha o coordenador, que para janeiro de 2008 terá o quadro de agentes de saúde aumentado para melhorar ainda mais a eficiência no trabalho de campo. Serão contratados oito novos profissionais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto