“Fumacê” faz parte das ações de combate à dengue no Paraná


  

O governo do Estado mantém em Maringá a Central de Apoio Logístico e de Insumos (Cali). Esta unidade da Secretaria da Saúde é responsável pela manutenção e cessão dos equipamentos para matar o mosquito da dengue. São caminhonetes com bombas para o lançamento do veneno, bem como equipamentos costais utilizados por agentes. Ao todo, 25 municípios estão fazendo uso dos equipamentos cedidos pelo governo atualmente.

A UBV, conhecida popularmente como fumacê, é um equipamento que fica na parte traseira de uma caminhonete e emite partículas mínimas de veneno, que não prejudicam a saúde da população. Em média, são realizadas oito aplicações, com intervalos que variam de três a cinco dias.

“Esta unidade faz um trabalho primoroso de gestão destes equipamentos, bem como a sua manutenção, que permite ao Estado uma economia de milhares de reais. Os municípios solicitam os equipamentos e, após uma análise técnica, são liberados. Mas a melhor forma de combate à doença é dar fim aos criadouros do mosquito, sem dúvida”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Mas a operação, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos, serve apenas para matar uma parcela dos mosquitos. “O alcance do veneno é apenas para os mosquitos que estão voando e não se encontram, coincidentemente, embaixo de alguma proteção involuntária. A aplicação também não mata os ovos do mosquito que podem eclodir após um período maior que um ano”, explicou.

Na Cali, o governo do Estado dispõe de 250 bombas costais e 26 caminhonetes equipadas com UBV, para cessão aos municípios com altos índices de infestação do mosquito e com ocorrência de casos autóctones da doença. A Cali já se tornou referência nacional no assunto, tanto é que ficou responsável pela manutenção dos equipamentos utilizados no combate à epidemia do Rio de Janeiro, em 2008.

Terra Rica, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul e Planaltina do Paraná são os municípios que fazem parte da 14ª Regional de Saúde (Paranavaí) e que estão fazendo a aplicação do UBV no momento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto