Gestão em saúde bucal de Paranavaí é a 6ª melhor do Paraná


  

A gestão em saúde bucal de Paranavaí se classificou como a 6ª melhor do estado entre os municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes no II Prêmio Paraná Sorridente.

O prêmio, realizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná em conjunto com o Ministério da Saúde/Coordenação Nacional de Saúde Bucal e a Divisão Estadual de Saúde Bucal, tem por objetivo premiar os melhores exemplos de gestão em saúde bucal na esfera municipal. O prêmio teve como referência as ações desenvolvidas durante o ano de 2009.

A solenidade oficial de entrega dos certificados de destaque aconteceu em outubro, em Ponta Grossa. Na ocasião, a cidade de Paranavaí foi representada pelas servidoras da 14ª Regional de Saúde, Zenilda Teixeira e Fabrícia Januário.

De acordo com Viviane Daminelli do Canto, coordenadora de saúde bucal do município, o principal item de classificação do prêmio foi a cobertura de equipes de saúde bucal do PSF (Programa Saúde da Família). Hoje, Paranavaí conta com aproximadamente 42% de cobertura. Isso, graças a contratação de novos profissionais e a instalação de sete novas equipes de saúde bucal do PSF na cidade em 2010.

Viviane relatou que, de acordo com organizadores do prêmio, Paranavaí tem chances de conquistar uma posição ainda melhor no próximo ano, uma vez que o município vem investindo recursos consideráveis no setor. “Fazia uma década que Paranavaí não participava de um concurso como este. Quando os projetos foram analisados, fazia apenas dois meses que havíamos instalado as sete novas equipes de PSF bucal na cidade, por isso acreditamos que, com a continuação deste trabalho, podemos lutar por uma classificação ainda melhor no próximo ano”, declarou a coordenadora.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto