Governo do Estado repassa R$ 147 mil para combate à dengue em Paranavaí


  

A luta contra a dengue segue em Paranavaí. Após os resultados do primeiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2016, que subiu para 2,8, a preocupação aumentou e o risco de epidemia aterroriza os servidores de saúde do município. Como medida de urgência para o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya), o Governo do Estado repassou a Paranavaí R$ 147 mil para a contratação de funcionários temporários para visitas a espaços públicos e terrenos baldios, além de compra de remédios e outras necessidades.

A preocupação do Governo é baseada nos resultados coletados pela Vigilância de Saúde de Paranavaí. Em 2015 foram notificadas 1.846 imóveis, sendo que 1.262 foram advertidos e 92 multados. Somente em dezembro foram vistoriadas 161 residências e 217 terrenos baldios, onde foram recolhidos 48 sofás, 135 pneus e entre outros tipos de lixo, somando um incrível número de 48.550 quilos de material coletado. Com essas vistorias, foram eliminados 16 focos com larvas do mosquito pelos agentes de endemia, além da entrega de 183 pneus para reciclagem.

Além disso, a Vigilância realizou um arrastão na última semana, onde 1.304 residências foram visitadas, porém, as equipes constataram a falta de limpeza em 107 terrenos baldios, o que pode causar grandes estragos. “O dinheiro repassado pelo Governo vai nos ajudar muito, pois poderemos verificar a situação desses e de outros terrenos, além de intensificarmos as visitas. Hoje a nossa luta não é apenas contra a dengue, mas também contra a Zika e a Chikungunya. Se não nos cuidarmos, as gerações futuras pagarão o preço por algo que não podemos aceitar. A limpeza da casa, terreno ou qualquer estabelecimento que frequentamos, é obrigação de cada um. Em alguns casos somos obrigados a agir de maneira mais dura, mas às vezes é a única alternativa que encontramos para conscientizar os moradores de nossa cidade. De nada valem novas contratações, mais apoio, e tantas outras ações se o trabalho não for eficaz. E para que o trabalho seja eficaz e tenhamos resultados, o povo precisa acordar e agir”, afirma o secretário de saúde do município, Agamenon Arruda de Souza.

Reunião do Comitê – Preocupada em reforçar as ações de combate à dengue em Paranavaí, a Vigilância em Saúde (Visa) realizou nesta terça-feira (12) a primeira reunião do ano com o Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue. A reunião serviu para a explanação sobre a situação da dengue em Paranavaí e também para apresentar os números do primeiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2016, além de elaborar estratégias para o enfrentamento da doença.

Segundo o diretor da Vigilância de Saúde de Paranavaí, Randal Fadel Filho, novas ações serão executadas ainda este mês para tentar combater o crescimento dos números relacionados ao mosquito Aedes aegypti. “Essa reunião serviu para passarmos os números do LIRA e programarmos algumas ações. Estamos entrando em contato com líderes de todos os segmentos para combatermos o mosquito e não passarmos por uma nova epidemia. Devemos fazer em breve um mutirão no Jardim Morumbi, um dos bairros que temos maior preocupação. Em um levantamento que fizemos, verificamos que dos 99 quarteirões do bairro, 46 possuem focos do mosquito, casas com larvas. É preocupante e, por isso, precisamos agir com rapidez. Pedimos mais uma vez a colaboração da população para vencermos essa situação”, enfatizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto