Índice de infestação do Aedes de 2,7% mobiliza autoridades


  

A coordenação do setor de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, 12, na sede da vigilância sanitária, a primeira reunião do ano com o objetivo de divulgar o Lira (Levantamento de índices rápido do Aedes) do último bimestre (novembro e dezembro) e adotar novas medidas de prevenção no município.

O índice de infestação de larvas do mosquito já chega a 2,7% em Paranavaí, um número considerado de risco médio pela vigilância, sendo necessária atenção redobrada de toda a população e autoridades.

Compareceram na reunião diversas lideranças dos órgãos da saúde, ambiental e segurança do município, que juntos debateram e apresentaram novas propostas de conscientização e prevenção, a fim de evitar que o município não passe por uma nova epidemia da doença. Segundo o coordenador do setor de controle de endemias, Randal Fadel Filho, em 2008, “Paranavaí foi destaque como a cidade com o maior número de casos de dengue no Paraná”. Em dezembro do último ano as autoridades do município chegaram a receber um ofício do Ministério Público exigindo uma resposta das autoridades locais quanto ao elevado número de infestação na cidade.

As lideranças presentes discutiram formas de reforçar os trabalhos de divulgação de prevenção da doença, de conscientização da população, de campanhas educativas, de fiscalização e trabalhos conjuntos, buscando reforço junto a outros órgãos e empresários da cidade. O município já está providenciando um treinamento com os agentes que fiscalizam as residências e fazem o trabalho de conscientização. Segundo o secretário de saúde do município, Ironi Brun, “com agentes bem treinados e motivados o resultado dos trabalhos de fiscalização e conscientização serão ainda mais efetivos”.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto