Índice de infestação do mosquito da dengue em Paranavaí chega a 9,4% e mobiliza autoridades


  

A Vigilância Sanitário divulgou ontem, segunda-feira, os números do novo Lira – Levantamento de índice Rápido - do Aedes. De acordo com o levantamento, Paranavaí apresenta hoje um índice médio de infestação do mosquito de 9,4%, ou seja, número muito acima do tolerável pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 1%. O levantamento foi realizado entre os dias 11 a 14 de janeiro.

Veja também: Vigilância dá continuidade ao trabalho de prevenção a dengue

Gabriela Mareco, chefe do setor de endemias, classificou como preocupante o novo levantamento e apontou a combinação de chuva e calor como um dos grandes motivos para a alta infestação. Segundo ela, a população tem deixado a desejar quando o assunto é a erradicação do mosquito. “Nossa trabalho é como um trabalho de formiguinha perto do número de habitantes que tem em Paranavaí. Mais do que nunca a população precisa se mobilizar, porque os focos predominantes são em vasos de plantas e bebedouros de animais. Sozinhos não seremos capazes de evitar uma nova epidemia”, destacou Gabriela.

“Desde de janeiro de 2007 Paranavaí não registrava índices tão altos”, salientou. De acordo com ela, algumas regiões do município chegaram a apresentar números ainda mais alarmantes, como no caso dos bairros Santos Dumont, Guanabara, Vila Paris, Distrito Industrial e Sumaré, com 11,8% das residências com foco do mosquito. A região dos jardins São Jorge, Simone e Vila Operária registraram um índice de 10,2%.

Na tarde de ontem, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (incluindo parte da equipe da Vigilância Sanitária), 14ª Regional de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente se reuniram com o prefeito Rogério Lorenzetti para traçar medidas a fim de diminuir o número de focos do mosquito e evitar que o município passe por uma nova epidemia da doença.

Durante a reunião Rogério fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde para estabelecer uma estratégia conjunta com o Estado. Paranavaí ocupa agora o 7º lugar no Paraná entre as cidades com os maiores índices de infestação do mosquito da dengue.

O prefeito determinou que a Vigilância Sanitária (Visa) dê sequencia as visitas domiciliares, bem como na fiscalização dos quase 130 pontos estratégicos espalhados no município. Ele ainda autorizou a ampliação de campanha publicitária e a locação de dois veículos por 90 dias para dar amparo ao trabalho da Visa. Um caminhão fará um arrastão recolhendo entulhos por toda a cidade e uma Van irá fazer o transporte dos agentes. Uma outra medida abordada na reunião foi a sansão de uma lei municipal que dá poder de multa aos agentes da Vigilância.

“Embora façamos a nossa parte como Poder Público, nada substitui a ajuda da população. A maior incidência do mosquito (54% dos casos) foi registrada nas residências, em vasos de plantas e bebedouros de animais. Isso mostra que a colaboração da população é extremamente importante para que a cidade não volte a sofrer com uma epidemia de dengue”, declarou Rogério.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto