Índice de Mortalidade Infantil de 2017 é o menor da história de Paranavaí


  

A saúde de Paranavaí bateu um importante recorde em 2017. O índice de mortalidade infantil caiu de 7,91% em 2016 para 3,89% no ano passado, sendo essa a menor taxa de mortalidade em toda a história. “Reduzimos pela metade, caindo de 10 para 5 o número de óbitos em 2017. A redução da mortalidade infantil ainda é um desafio constante, mas conseguimos alcançar uma taxa aceitável e agora precisamos dar continuidade ao trabalho”, disse a secretária de Saúde, Andreia Vilar.

Paranavaí começou a seguir as diretrizes do Programa Rede Mãe Paranaense em 2014, quando teve um coeficiente de mortalidade infantil elevado. A partir de então, o município disponibilizou consultas médicas, de enfermagem, e as pacientes passaram a ter acompanhamento do obstetra do município nos casos de risco. Com isso, os números melhoraram a cada ano.

“Houve um planejamento para que todas as pacientes de risco fossem atendidas periodicamente, seja na unidade ou por uma equipe da Saúde da Mulher, coisa que não era feita antes. Hoje o município disponibiliza o atendimento de ginecologia e obstetrícia pra quase todas as unidades de saúde, o que certamente ajudou para chegar a esse índice e dar uma maior qualidade nas gestações”, destacou Andreia.
Com esse índice (3,89%), Paranavaí se destaca a nível estadual, alcançando o 2º lugar no Paraná com menor taxa de mortalidade infantil. Parte desse sucesso, além do trabalho feito pela secretaria, fica por conta da contratação de novos médicos. “Antes, não tínhamos a quantidade de ginecologistas necessária para atender todas as mulheres. A secretaria de Saúde contratou mais médicos em 2017 para atender a demanda existente. Isso mostra como o trabalho dos nossos servidores é eficiente”, valorizou a secretária.

“Outro ponto positivo é o contato que temos com a Santa Casa, a Coordenação Saúde da Mulher e da Criança, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o Centro Regional de Especialidades (CRE) e a 14ª Regional de Saúde, que contam com profissionais competentes e preparados para atender as gestantes, seguindo o protocolo do Rede Mãe Paranaense visando o bem estar do binômio mãe e filho”, finalizou Andreia.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto