Infestação de larvas do mosquito preocupa autoridades que temem por um novo surto de dengue em Paranavaí


  

O início de mais uma temporada de verão com altas temperaturas e grandes quantidades de chuva traz à tona uma antiga preocupação das autoridades de Paranavaí: a dengue. A cidade, que enfrentou um grande surto da doença em 2013, vive agora um momento aparentemente tranquilo, se não fosse pela alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (23/12) pela Vigilância em Saúde (Visa), só na primeira semana de dezembro foram encontrados mais de 120 criadouros com larvas do mosquito em Paranavaí. Em um único dia de visitação, os agentes de endemias eliminaram mais de 40 criadouros que estavam espalhados em diversas regiões da cidade.

Até esta terça-feira, a Visa já havia registrado 559 casos suspeitos da doença em 2014, sendo 99 positivos e 4 aguardando resultado. Se considerado o ano epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, que começou em agosto, a cidade registrou apenas um caso positivo da doença até agora.

“Estamos trabalhando diariamente com bloqueios e eliminação de focos, e estamos conseguindo conter a circulação viral no município, mas temos um agravante que é o alto número de criadouros do mosquito e as cidades da região que continuam com epidemia da doença”, alertou o diretor de Vigilância em Saúde (Visa) do município, Randal Fadel Filho, durante reunião com membros da imprensa nesta terça.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, que acompanhou a reunião, o trabalho de orientação e esclarecimento tanto por parte dos agentes, quanto por parte da imprensa, é essencial neste momento. “A dengue é persistente e só pode ser combatida com cuidados diários. Não podemos mais tolerar relaxos e correr o risco de uma nova epidemia se existem tantas medidas de prevenção”, salientou o prefeito.

O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, também participou do encontro e agradeceu a colaboração e apoio da imprensa no trabalho de combate à doença em Paranavaí. “A imprensa, assim como as escolas, tem um papel primordial nesse trabalho. O mosquito da dengue é um inimigo invisível que se prolifera com rapidez nessa época do ano e, apenas do baixo número de casos confirmados, a situação continua sendo preocupante, ainda mais com municípios vizinhos em situação de epidemia”, afirmou.

Multas – Em 2015, o trabalho de prevenção à dengue em Paranavaí deve ganhar um reforço com a intensificação de advertências e multas a moradores de residências com focos do mosquito. O treinamento dos agentes que farão a fiscalização e notificação dos domicílios deve ser realizado na próxima semana.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto