Lira volta a subir e infestação chega a 5,6% em Paranavaí


  

É considerado de alto risco o número do último Levantamento de Índice Rápido divulgado nesta sexta-feira (14/01) pela Vigilância Sanitária (Visa) de Paranavaí. A infestação média desta vez ficou em 5,6%, chegando a 6,4% em alguns bairros como o Jardim São Jorge, Simone e Vila Operária. O índice é quase seis vezes maior do que tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e três vezes maior do que o registrado no último Lira de 2010, que foi de 1,7%.

O chefe da Visa, José Marchi, ressaltou que a combinação chuva e tempo quente foi crucial para o aumento da infestação. Ele ainda comprovou, com números, que o descaso da população tem colaborado, e muito, para este resultado. Para se ter uma ideia, mais de 65% dos focos encontrados estavam em vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais, lixo e outros resíduos sólidos despejados por moradores em locais inadequados.

Marchi voltou a pedir a colaboração da população, uma vez que este é o terceiro maior índice da história do município. “O Poder Público está fazendo a sua parte com o acompanhamento dos pontos estratégicos, mutirões de limpeza nos bairros, visitas domiciliares e mais recentemente ganhamos o apoio dos agentes do Programa Saúde da Família. Mas também precisamos da colaboração da população. Sozinhos não podemos vencer essa guerra”, declarou.

Além disso, a Vigilância Sanitária ainda tem feito um importante trabalho de prevenção em locais que costumam receber um grande fluxo de pessoas nesta época do ano. “Já pulverizamos toda a área do entorno do estádio Waldemiro Wagner, por causa do início do Campeonato Paranaense, e já estamos nos programando para fazer uma operação pente fino no parque de exposições e no seu entorno. Estamos fazendo a nossa parte e a população também deve fazer a dela”, reforçou.

O chefe do órgão ainda destacou a autonomia que tem recebido do prefeito Rogério Lorenzetti que tem feito o possível, dentro das limitações do município, para melhorar a frota de veículos do órgão e as condições de trabalho dos agentes. No ano passado a Visa ganhou uma Kombi 0 km para fazer o transporte de agentes, que passaram a ganhar tempo e qualidade no trabalho. “Rogério é um grande parceiro que na medida do possível tem feito de tudo para atender as nossas solicitações”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto