Loanda e Tamboara recebem Centro de Saúde da Mulher e da Criança


  

O secretário de Saúde, Gilberto Martin, inaugurou nesta quinta-feira (8/5) dois Centros de Atenção Integral à Mulher e a Criança, nos municípios de Loanda e Tamboara, um investimento de R$ 506 mil para obras e equipamentos.

Com estas duas unidades somam-se 28 centros voltados exclusivamente para atendimento à mulher e a criança.

“Os centros são integrados à estrutura dos municípios na área da saúde, disponibilizando atendimento especializado para as mulheres e para as crianças. Além de ser um local de referência para as equipes de Saúde da Família (PSF). O Paraná vê seus índices de mortalidade infantil caírem por ações como esta que o Governo do Estado adota, sobretudo por ter a queda destes índices como uma prioridade”, disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

O município de Tamboara, com 4 mil habitantes, possui duas equipes de Programa Saúde da Família (PSF), contando com modalidades de saúde bucal tipo I e tipo II. A cidade possui ainda uma unidade de saúde e um hospital municipal. “Para nós é um ganho enorme. Tínhamos um aparelho de ultra-som, mas estava quebrado. Agora podemos oferecer mais qualidade para as gestantes e crianças do município” destaca a secretária municipal de saúde Selma Joara Minelli.

Antes as gestantes eram atendidas por clínico geral. Quando era registrada uma gestação de alto risco, a mulher era encaminhada para o município de Paranavaí, a cerca de 17km. “É uma obra muito fantástica. O trabalho que será realizado na unidade era o que faltava para completar a área de saúde do nosso município, uma vez que terá atendimento de obstetrícia, ginecologia e pediatria” destaca o prefeito de Tamboara Luiz Rogério Gimenes.

A unidade também prestará serviços complementares planejados para cada município de acordo com o porte e a capacidade instalada. “Pretendemos ainda oferecer atendimento de nutricionista e psicóloga” acrescentou Gimenes.

Já em Loanda, município a 91km de Paranavaí, com 20 mil habitantes, possui quatro equipes do Programa e um hospital e três postos de saúde. De acordo com o prefeito, Álvaro de Freitas Netto, o município não tinha atendimento especializado para as mulheres. “É de extrema importância para as mulheres do município que agora poderão ser atendidas por especialistas e, dessa forma, terão mais segurança” destaca.

“Até o sétimo mês, as gestantes eram atendidas nos postos de saúde por médico clínico geral. Após esse período, a mulher era encaminhada a um obstetra, no Hospital Municipal, mas agora com certeza elas terão um atendimento priorizado” – secretário municipal Luiz Cláudio Mendes Toledo.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto