Mais de 1.000 pessoas já foram testadas para Covid-19 em Paranavaí


  

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que um total de 1.030 pessoas já foram testadas para Covid-19 em Paranavaí desde o início das medidas de enfrentamento à doença. No total, foram realizados 1.127 testes, entre exames enviados para o LACEN (Laboratório Central do Paraná), testes rápidos gratuitos e exames particulares. A explicação para que o número de testes realizados seja maior do que o número de pessoas testadas é simples: alguns pacientes precisaram fazer exames mais de uma vez, e por métodos diferentes, para confirmar se estavam positivos ou negativos para o Covid-19.

“Já estamos próximos de 200 casos confirmados em Paranavaí e muitas pessoas têm questionado as decisões do COE pela reabertura gradativa dos segmentos. Mas há dois pontos que precisam ser considerados: o primeiro é que nosso termômetro para a tomada de decisões é a taxa de ocupação de leitos, principalmente os de UTI. Até o momento, a nossa taxa ficou sempre bem abaixo de 50%. Isso mostra que, apesar de termos bastante casos confirmados, são casos leves da doença, que não se agravaram a ponto de precisar ocupar um leito na ala Covid da Santa Casa. E o segundo ponto é que nós somos um dos município com maior número de casos confirmados porque estamos testando mais. Isto nos permite fazer um acompanhamento mais real da situação de contaminação em nossa cidade”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Em Paranavaí, já foram realizados 398 coletas de exames enviados para o LACEN, 242 testes rápidos gratuitos e 487 exames particulares pelos métodos PCR, Quimioluminescência, Imunocromatográfico, Ensimaimunoensaio e Antígeno. Os números foram registrados de 15 de março até 7 de junho.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto