Mudanças vão garantir melhorias ao Programa Bochecho com Flúor


  

As crianças não gostam muito, fazem caretas, reclamam. Para as professoras, paciência para organizar a garotada. É hora do flúor.

O Programa Bochecho com Flúor atende aproximadamente 7 mil alunos da rede de educação de Paranavaí e este ano passa por mudanças: os copos descartáveis usados pelas crianças estão sendo substituídos por almotolias – frascos transparentes com bicos dosadores em que a solução de flúor é colocada.

De acordo com a coordenadora municipal de Odontologia, Kátia Sperandio, trata-se de um avanço considerável, baseado em uma experiência que deu certo em Maringá. O uso dos frascos transparentes vai diminuir o tempo de realização do bochecho e facilitar a preparação da solução de flúor. “O frasco contém a medida específica (500ml) e é transparente, possibilitando ver se existem partículas que não se dissolveram com a água”, explicou.

Outro ponto destacado por Kátia é a diminuição drástica da quantidade de lixo descartado no meio ambiente. Até o ano passado eram utilizados 7 mil copos plásticos por semana, totalizando mais de 300 mil unidades por ano. Cada escola utilizará, a partir de agora, apenas uma ou duas almotolias. “Além de facilitar o trabalho de bochecho com flúor, cuidamos da questão ambiental”, reforçou a coordenadora municipal de Odontologia.

A diretora da Escola Municipal Rotary Arenito, Mary Gislaine Gabriel da Cruz, aprovou a mudança e garantiu que o trabalho será realizado mais rapidamente. “Antes perdíamos muito tempo preparando e armazenando a solução de flúor, agora ficou mais prático.” Ela também destacou a importância do bochecho, afirmando que o número de alunos com problemas bucais teve grande redução e o índice de cáries já é bem menor do que em anos anteriores.

Bochecho com Flúor é um programa do governo estadual executado pela estrutura do município. A realização do bochecho uma vez por semana garante, conforme explicou a coordenadora municipal de Odontologia, Kátia Sperandio, redução de 30% no índice de cáries. A quantidade de crianças que precisam retornar ao consultório odontológico também diminui. O principal objetivo, segundo ela, é garantir à população um futuro sem problemas bucais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto