Mulheres terão atendimento especial durante todo o mês no Outubro Rosa


  

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, começa na segunda-feira, dia 1º, a programação especial do "Outubro Rosa".
Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) cumprirão um cronograma com horário especial de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres.

“Nós fizemos um cronograma e cada dia da semana uma ou duas UBS vão atender especialmente as mulheres em horário diferenciado, das 17h às 19h. As mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

Na programação do Outubro Rosa, a coordenação do Saúde da Mulher também está
organizando o “Sábado Rosa”, que acontecerá no dia 20 de outubro (sábado), das 8h às 16h, em quase todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Neste dia, as
mulheres que procurarem os postinhos poderão fazer coleta de preventivo, exames
clínicos das mamas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais, verificação de
pressão e glicemia, avaliações odontológicas, nutricionais e com podóloga, atualização do esquema vacinal, demonstrações de maquiagem e cuidados com a pele e assistir a
palestras educativas.

Luta contra o câncer - “É muito importante que as mulheres façam os exames preventivos corretamente, especialmente as mulheres com idades entre 25 a 69 anos, que já tiveram relações sexuais ou que têm histórico de câncer na família. Quando os exames preventivos são feitos e verificamos qualquer alteração, os resultados são encaminhados imediatamente para um médico especializado, que fará o encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, nas fases iniciais, o câncer de mama e o de cólo de útero têm 95% de chances de cura”, explica Mariana.

Em 2017, a Secretaria de Saúde realizou 4.655 exames preventivos e 3.204 mamografias em mulheres de Paranavaí. No total, 38 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 15 com câncer de cólo de útero. Infelizmente, 12 mulheres morreram no ano passado em Paranavaí, vítimas do câncer de mama, e outras 5 em decorrência do câncer de cólo de útero.

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando
internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo
esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto