Multas passam a fazer parte da rotina de combate à dengue em Paranavaí


  

Uma ação recente do Poder Público tem mudado a forma de se combater a dengue em Paranavaí. Desde o início deste mês a Vigilância Sanitária ganhou um importante reforço neste trabalho: a aplicação de multas. Amparado pela lei nº 3.105/2008 o município agora tem poder de multar pessoas físicas e jurídicas que não eliminarem focos do mosquito da dengue em residências e prédios comerciais.

O trabalho tem funcionado da seguinte forma: os agentes visitam as casas e informam os fiscais caso hajam focos do mosquito. Os fiscais vão até o local e notificam o proprietário que tem um prazo de cinco dias para eliminar os criadouros. Passado esse período, se não houver a eliminação do foco a pessoa poderá ser multada em R$ 200,00. No caso de reincidência a multa é de R$ 400,00.

“A aplicação de multas vai fazer parte da rotina dos agentes”, declara José Marchi, chefe da Vigilância Sanitária de Paranavaí. Ele explica que a iniciativa vai funcionar como as multas de trânsito, que tanto servem para educar motoristas quanto para manter a organização do trânsito. E acrescenta que esse mesmo rigor também será usado com os prédios públicos. “Não haverá tolerância nem com os prédios municipais nem com os estaduais”.

Sem risco de epidemia – De acordo com Marchi, depois de passar por um grande surto de dengue em 2007, Paranavaí vem provando que ações diárias de combate à doenças podem sim surtir bons efeito. Prova disso foi o boletim divulgado na última segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) onde constam as 16 cidades paranaenses com alto risco de desenvolver uma epidemia da doença. Paranavaí está fora da lista.

Segundo o chefe da Visa, visitas domiciliares diárias, operações pente fino de recolhimento de lixo e entulho, contratação de caminhão de apoio, debate nas escolas, etc. são algumas das iniciativas que fizeram com que a cidade se mantivesse fora do ranking. “O que é feito em Paranavaí que talvez não seja feito em outras cidades é justamente esse trabalho diário. Arrastões ocasionais não são capazes de resolver o problema”, destaca.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto