Município realizou 1.326 exames preventivos e 660 mamografias durante Outubro Rosa


  

Outubro foi o mês de conscientização das mulheres para a necessidade da prevenção do câncer de mama. Em Paranavaí, as ações do “Outubro Rosa” tiveram resultados positivos. Durante a campanha, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizaram 1.326 coletas de exames preventivos de colo de útero, além de exames clínicos das mamas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas em dias e horários especiais para atender todas as mulheres do município.

“Neste mês as equipes de Saúde se empenharam ao máximo e garantiram atendimento integral e resolutivo para todas as mulheres que procuraram os serviços ofertados. A equipe da UBS do Campo Belo ainda realizou exames preventivos no mini presídio. Durante os meses de setembro e outubro, agendamos um total de 774 mamografias, mas, infelizmente, 114 pacientes faltaram ao exame. Ainda assim conseguimos realizar 660 mamografias durante o Outubro Rosa”, destacou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Águila Nunes.

No total, foram ministradas 38 palestras educativas para um público aproximado de 755 pessoas, e realizados 716 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais em função da Campanha. Além disso, através de Feiras de Saúde, as pacientes ainda contaram com serviços exclusivos, como café da manhã especial para mulheres, oficinas de troca de saberes sobre câncer de mama, aulas de Zumba, limpezas de pele, testes de glicemia, avaliações de risco cardíaco, avaliações de saúde bucal, cortes de cabelo, maquiagens, pinturas das unhas, vacinação, massagens, e oficinas para ensinar a fazer suco detox e sabão com material reciclável.

“Também entregamos mais de 2 mil panfletos educativos, com orientações e informações sobre o câncer de mama e de colo de útero”, frisou Mariana.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto