Município terá número exclusivo para tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus


  

A Prefeitura de Paranavaí vai disponibilizar a partir da próxima terça-feira, dia 24 de março, um número de telefone exclusivo para atender dúvidas clínicas e dar orientações à população sobre o novo Coronavírus (Covid-19). O número será o 3900-0019 e estará disponível das 7h às 19h, de segunda a sábado.

Município terá número exclusivo para tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus, em Paranavaí
Município terá número exclusivo para tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus

“O ‘call center’ do coronavírus estará sob responsabilidade de uma equipe técnica da Secretaria da Saúde para ajudar a população. Quem tiver dúvidas, precisar de orientação sobre quando os sintomas podem ser relacionados à doença, qual unidade de saúde procurar e qualquer outra pergunta que seja relacionada ao Covid-19, terá esse número à disposição”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

A doença – O coronavírus pode causar infecção respiratória bem como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus foi batizada de Covid-19 e descoberta no final de 2019. O primeiro país a ter um caso registrado foi a China.

A doença pode ser transmitida pelo ar (vias respiratórias), por contato físico (beijo, abraço ou aperto de mão) ou contato com superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, teclas, apoios de transporte público e etc). Os sintomas mais comuns a serem apresentados são: tosse, febre (acima de 37º), dores no corpo e nos casos mais graves insuficiência renal e dificuldade respiratória.

A melhor maneira de se prevenir é manter as mãos e as superfícies sempre higienizadas. Outra maneira importante de evitar a doença é não tocar os olhos, nariz e boca. Pessoas que já tiveram outras doenças podem apresentar casos mais graves se contraírem o novo coronavírus. O uso de máscaras é recomendado apenas para pacientes que tiveram o exame de Covid-19 confirmado ou para quem está em contato com alguém com sintomas de gripe.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto