Município zera fila de eletrocardiogramas com oferta de serviço próprio


  

A equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) está comemorando uma grande conquista: o município conseguiu zerar a fila de espera por eletrocardiogramas. “Tínhamos uma fila de mais de 1.100 pessoas esperando para fazer o exame; pacientes esperando desde 2013. Em quatro meses de trabalho intenso conseguimos atender todos os pacientes e entrar novamente no ritmo normal de atendimento”, destaca a auxiliar de saúde da Secretaria, Helena Andreo Aoto.

Os exames de eletrocardiograma são feitos através de um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amunpar). “O município compra o serviço e o agendamento e o exame são feitos no CRE (Centro Regional de Especialidades). Porém, por ser um serviço consorciado, Paranavaí tem apenas quatro vagas por dia para a realização do exame”, explica.

Para resolver o problema e zerar a fila de espera, o município providenciou o conserto de um aparelho de eletrocardiograma que estava sem uso na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central. “Com o conserto do equipamento, a partir de junho começamos a fazer um trabalho intenso de contato e convocação de todas as pessoas na fila de espera, uma a uma. Conseguimos agendar em média 10 eletrocardiogramas por dia na UBS Central e a equipe da unidade ainda fez plantões e ‘arrastões’ aos sábados e domingos, chegando a atender mais de 40 pessoas nos finais de semana”, enfatiza Helena.

Com a oferta do serviço próprio (à parte do convênio com o Consórcio), a Secretaria de Saúde estima que, além de zerar a fila de espera pelo eletrocardiograma, ainda economizou mais de R$ 17 mil.

O município também está com a fila de espera zerada também para outros exames cardiológicos como o Holter 24 horas e MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). “Estes exames nunca chegam a ter uma fila maior do que 10 pessoas. Procuramos sempre autorizar os serviços muito rápido por entendermos que esses procedimentos são fundamentais para ajudar a salvar a vida dos pacientes cardíacos”, finaliza a auxiliar de saúde.

Para o secretário de saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, “o trabalho em equipe foi fundamental para conseguirmos atender os mais de mil pacientes que estavam esperando pelo eletro. A prontidão e comprometimento neste sentido foi desde os servidores que fazem o agendamento, até os técnicos que fazem o exame e a Dra. Lara, médica que executa os laudos. A atuação de toda a equipe da UBS Central foi exemplar e os resultados positivos estão sendo muito comemorados”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






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