Mutirão da dengue percorreu 20 quarteirões da Vila City


  

Mais de 130 pessoas participaram do mutirão da dengue organizado pela Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, neste sábado, dia 14/11. O mutirão percorreu cerca de 20 quarteirões da Vila City, hoje o bairro com maior índice de infestação, segundo o último LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes).

“O índice de infestação registrado no último LIRA foi de 2,5 em Paranavaí, muito acima do tolerável, que é de 1%. Aqui na Vila City temos um dos índices mais altos: 1,7. Por isso estamos fazendo esse mutirão, com visitas de casa em casa, para conscientização da população. A situação é preocupante. Já corremos risco de epidemia, e se a população não colaborar, a situação ficará muito difícil de contornar”, destaca o diretor da Visa, Randal Fadel Filho.

O secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, acompanhou as equipes do mutirão e ressaltou: “o último caso positivado de dengue foi aqui neste bairro, de um morador de um condomínio fechado. Os cinco últimos casos suspeitos estão dentro deste mesmo condomínio. A nossa preocupação com a dengue é 365 dias por ano, não é só nestes momentos de mutirão. Todos nós temos que ajudar a cuidar, principalmente dentro das nossas casas. Não podemos deixar se repetir aquela epidemia que tivemos em 2013. Os Agentes de Saúde (ACS) têm uma influência muito grande neste trabalho de conscientização, porque estão continuamente em visitação nas casas para acompanhamento dos pacientes das UBS. Por isso, é preciso falar da dengue, vistoriar, orientar as pessoas, insistir. O vírus da dengue está se fortalecendo, já aparecendo na cidade com outras variações à dengue comum. Este trabalho que estamos fazendo hoje é de suma importância, porque indiretamente estamos salvando vidas, cuidando para que as pessoas não fiquem doentes”.

A concentração para o repasse de informações e orientações para o mutirão aconteceu em frente à UBS do Jardim Maringá. O trabalho contou com a participação dos agentes de endemias da Visa, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), Guarda Municipal, Tiro de Guerra, equipes das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura (com os caminhões para o recolhimento de materiais de risco), e servidores da Secretaria de Saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto