Mutirão da Saúde atendeu mais de 2 mil pacientes em 90 dias


  

2.070 consultas com médicos especialistas já foram realizadas através do Mutirão da Saúde de Paranavaí em apenas três meses. A ação inovadora da secretaria de Saúde tirou da fila de espera pacientes que aguardavam por uma consulta havia mais de quatro anos. O Mutirão, que começou em junho, já realizou 1.365 consultas de oftalmologia, 435 de ortopedia e 270 de otorrinolaringologia. Os dados são referentes aos primeiros 90 dias do mutirão, completados em 31 de agosto.

“Graças a uma parceria do município com a Santa Casa, vamos zerar uma fila de mais de 8 mil pacientes que estavam aguardando por consultas nestas três especialidades. Estamos fazendo um atendimento semanal no Mutirão, mas não deixamos de fazer os atendimentos de rotina, o trabalho diário. O Mutirão veio para agregar e acelerar esse processo de atendimentos”, destaca a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Entre as especialidades do Mutirão, a oftalmologia era a que tinha a maior fila de espera. Cerca de 4.500 pacientes aguardavam por uma consulta – mais de 30% deles já foram atendidos através do Mutirão. A prioridade para os primeiros atendimentos é para os casos mais urgentes e os que estão na lista de espera há mais tempo.

A grande dificuldade ainda é o número de pacientes que, mesmo com o agendamento, acabam não comparecendo às consultas marcadas. “Calculamos que aproximadamente 15% das consultas agendadas não foram realizadas pelo não comparecimento do paciente. Cada paciente recebe uma ligação ou uma visita de um servidor da secretaria de Saúde para informar a data das consultas. É importante que as pessoas tenham consciência de que, se não comparecem, desistem do atendimento e voltam para o fim da fila”, frisa a secretária.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto