“Nenhuma ação do Poder Público vai substituir os cuidados que a população deve ter com a dengue”, ressalta prefeito


  

“Nenhuma ação do Poder Público vai substituir os cuidados que a população deve ter com a dengue. As pessoas devem entender que a limpeza de quintais e terrenos é de responsabilidade dos proprietários”. A afirmação é do prefeito Rogério Lorenzetti, que enfatiza a necessidade da mobilização e da conscientização da população diante da possibilidade de uma nova epidemia de dengue em Paranavaí.

Veja também: Índice de infestação do mosquito da dengue em Paranavaí chega a 9,4% e mobiliza autoridades

Mesmo entendendo que os cuidados com a proliferação do mosquito nas residências seja, em sua maior parte, de responsabilidade dos donos, o prefeito, mobilizado com a situação da dengue na cidade, autorizou a contratação de um caminhão, em caráter emergencial, para realizar mutirão de coleta de entulho e lixo por 90 dias.

No caso do fumacê, Rogério explica que o serviço só é liberado pelo Governo Estadual em casos onde a infestação do mosquito está acima de 17%. Em Paranavaí, de acordo com o último Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes), o índice de infestação está em 9,4%.

A médica Gislaine Erédia de Araújo, diretora da Secretaria Municipal de Saúde, explica que, a ocorrência de casos da dengue hemorrágica este ano é ainda mais preocupante por dois fatores: a) a pessoa já esta sensibilizada porque teve dengue no passado e b) porque existem três sorotipos da doença circulando no Estado no momento, entre eles o sorotipo 3, o mais agressivo.

“Não queremos superdimensionar, nem menosprezar o surgimento de uma epidemia. Estamos em uma situação grave, e a população precisa entender que o Estado sozinho não pode resolver este problema”, enfatiza o prefeito.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto