Nova sede do CTA deve garantir realização de testes rápidos


  

Será inaugurada nesta quinta-feira a nova sede do CTA (Centro de Testagem Anônima) de Paranavaí. Com as novas instalações, a previsão é de quem em 60 dias tenha início a realização de testes rápidos.

Até agora, tem funcionado da seguinte forma: a pessoa recebe aconselhamento, faz a coleta de sangue e depois de um mês recebe o resultado do exame. O teste rápido vai possibilitar que tudo seja feito no mesmo dia. O CTA funcionava no prédio da Organização Não-Governamental Gotas de Esperança.

Outra vantagem que a mudança vai proporcionar é o atendimento durante o dia todo, aumentando o número de pessoas que poderão realizar o teste de HIV. Além disso, uma vez por semana, um carro do programa será destinado a visitas para outras cidades, para levar os serviços realizados em Paranavaí para as comunidades de todos os municípios da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná).

O CTA realiza um trabalho integrado com o Conselho Intermunicipal de Saúde e com a 14ª Regional de Saúde, promovendo ações de prevenção a doenças transmitidas pelo sexo (DSTs) e Aids. Os projetos são desenvolvidos por funcionários da Prefeitura de Paranavaí e têm garantido uma redução no número de casos de DSTs. Com isso, o município atende exigências do Ministério da Saúde para continuar recebendo recursos destinados aos trabalhos de prevenção.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto