Novembro Azul é o mês de atenção especial à Saúde do Homem


  

Estamos no mês de atenção à Saúde do Homem - o Novembro Azul. E a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde do Homem, está trabalhando com atendimentos específicos para os homens, além de um sábado de atendimento especial em várias unidades de saúde do município.

No dia 30 de novembro será o Dia D do Novembro Azul. Várias unidades de saúde estarão abertas para atendimento especial no sábado, oferecendo serviços gratuitos para os homens, como aferição de pressão arterial; teste de glicemia; consultas médicas voltadas para a saúde do homem; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; palestras e orientações para a prevenção de doenças; vacinação e outras atividades. No Dia D as UBSs Chácara Jaraguá, Graciosa, Panorama, Morumbi e Coloninha estarão abertas das 8h às 12h para atendimento aos homens. Já as UBSs Central, Ouro Branco, Zona Leste e Jardim Maringá vão abrir das 8h às 16h.

Duas UBSs do município vão abrir em sábados diferentes do Dia D. A UBS Campo Belo terá o atendimento especial aos homens no dia 23 de novembro, das 8h às 16h. Neste dia, a UBS também estará atendendo os pacientes que precisam fazer o recadastramento de exames e consultas de especialidades. Já a UBS Rural (no Jardim Morumbi) abre no dia 7 de dezembro, das 8h às 16h, e também estará ofertando o serviço de coleta de preventivo para as mulheres.

Durante o ano, são realizadas duas campanhas relacionadas à Saúde do Homem: em agosto, a campanha é realizada pelo Estado; e em novembro, a campanha é mundial e visa, principalmente, trabalhar a prevenção ao câncer de próstata. Ininterruptamente, o município oferece serviços em saúde para os homens, com consultas, avaliações de risco e encaminhamentos para outras esferas. A ideia do Novembro Azul é conscientizar a população sobre as doenças relacionadas aos homens e reforçar a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Tudo isso para melhorar a qualidade de saúde da população masculina.

Histórico - Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto