Novo sistema mostra eficiência e reduz filas para atendimentos


  

Tranqüilo. Foi desta forma que o secretário de Saúde de Paranavaí, Fábio Ferreira, definiu o movimento nos três primeiros dias de agendamento com o SIG Saúde (Sistema de Gestão em Saúde) no Nis Central em novo horário.

O sistema, que está em funcionamento há mais de um mês, descentraliza o agendamento das consultas e exames médicos.

Os números indicam que 60 pessoas em média procuraram a Central de Agendamentos, que fica do NIS Central. Antes da descentralização, a média era de 130 pessoas. Juntamente com a descentralização, também houve mudança no horário de agendamento na central do NIS, que começou nesta segunda-feira. Agora é das 13h às 16h de segunda a sexta-feira. Já nos postos de saúde, os agendamentos podem ser feitos no horário de atendimento normal.

Na prática, o SIG Saúde funciona da seguinte forma: os moradores poderão agendar consultas e exames médicos no posto de saúde mais próximo de casa. Vale destacar que apenas pacientes encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde pelo CRE (Centro Regional de Especialidades) e aqueles que precisarem realizar tomografias deverão marcar os exames na Central de Agendamentos no NIS, ficando para os postos os atendimentos de rotina.

Com o novo sistema, basta digitar o nome e a data de nascimento do paciente e já aparece na tela a ficha completa, com todo o histórico das consultas e médicos que atenderam os pacientes. De acordo com Cristiano de Souza, da empresa responsável pela instalação do SIG Saúde, as informações dos pacientes estão num banco de dados que possibilita a unificação de todas as informações.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto