Novos assistentes sociais e psicólogos começam a trabalhar na próxima segunda


  

Os três novos psicólogos e nove assistentes sociais convocados pelo município na última semana, através de concurso público, para adequação da equipe básica de alguns programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), começarão a trabalhar na próxima segunda-feira (13/04).

Eles foram convocados através de edital publicado em Diário Oficial na última semana e durante os próximos dias passarão por exame admissional. Com a aprovação do projeto, as vagas de assistente social dobraram, passando de 8 para 17 profissionais e a de psicólogo passou de 8 para 11 profissionais.

Segundo um memorando da mesma secretaria, o município vinha sendo questionado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e também pelo Ministério Público quanto o não cumprimento em relação ao funcionamento adequado dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) pela insuficiência de profissionais técnicos e coordenadores, informando que tal fato poderia levar a processo de desabilitação do município, sob o risco de perda dos recursos federais recebidos pelo município.

Os novos profissionais passarão a readequar a estrutura básica do Cras, que é formada por 1 coordenador (que deve ser um técnico da área, mas que não desempenha a função de técnico), 2 assistentes sociais e 1 psicólogo e do Creas, que é formada por 1 coordenador, 2 assistentes sociais e 2 psicólogos. Os novos profissionais terão carga horária semanal de 40 horas.

A secretária Marly Bavia destaca que “dentro dos equipamentos que a secretaria tem atualmente, o novo número de profissionais será suficiente para desenvolver os projetos e programas existentes. Todos os nossos programas demandam recursos humanos, o que gerava uma grande carência de profissionais na nossa secretaria”.

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social é a pasta responsável por coordenar, supervisionar, controlar e avaliar a execução dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, do Governo Federal, e firmar parcerias e convênios com entidades que sigam os mesmos propósitos. Prova da eficiência deste trabalho é que ele tem beneficiado quase 5 mil famílias de Paranavaí, em parceria com 20 entidades conveniadas à prefeitura.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto