Número de equipes da Estratégia Saúde da Família será ampliado em Paranavaí


  

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da saúde em Paranavaí, o prefeito Rogério Lorenzetti, determinou à Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um projeto de ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família (antigo Programa Saúde da Família - PSF). A meta, nos próximos meses, é aumentar para 17 o número dessas equipes no município, o que será suficiente para atender cerca de 70% da população.

Rosana Franco, coordenadora da estratégia Saúde da Família em Paranavaí, conta que o projeto de ampliação já teve início com a reativação de uma equipe na Zona Leste, no mês passado. Segundo ela, neste mês será realizada mais uma reativação na UBS do Jardim Maringá. A unidade vai ganhar uma segunda equipe.

Para abril, a coordenadora ressalta que haverá a reativação de uma terceira equipe na UBS do Caic, e a implantação de uma equipe na unidade da Chácara Jaraguá. Existe ainda o projeto de disponibilizar uma equipe na UBS do Campo Belo, que irá trabalhar juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que já operam no local.

Cada equipe é composta por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e ACSs. Atualmente, Paranavaí conta com 13 delas, que atendem aproximadamente 55% da população. Em 2008, o número de equipes chegou a 16, mas quatro delas foram desativadas no mesmo ano, sendo uma no Jardim São Jorge. Ou seja, quando assumiu a administração municipal em janeiro de 2009, Rogério contava com 12 equipes do programa.

Na ocasião da desativação da equipe do São Jorge, os ACSs desta unidade foram transferidos para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Campo Belo, que contava com uma nova e ampla infraestrutura, mas sofria com a falta de profissionais.

Atualmente, o Jardim São Jorge é dividido em três regiões, sendo duas delas amparadas por equipes do Saúde da Família. No projeto de ampliação que está sendo executado por Lorenzetti, já existe um plano de aumentar a estrutura física da UBS do São Jorge, bem como implantar mais uma equipe no local.

“Com a ampliação das equipes passando de 13 para 17, vamos poder atender cerca de 70% da população, ou seja, 15% a mais de pessoas que não tinham esse atendimento e que agora serão amparadas pelo Saúde da Família”, comemora Rosana.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto